Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado no Ensino de Música IV ( DID10341 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
Analisar criticamente as condições da educação brasileira – em termos de seus documentos legais e em termos da realidade concreta vivida – localizando a Música e a Educação Musical nesse contexto, para poder, conhecendo o seu valor para a formação dos indivíduos, assumir um papel decisivo em favor da universalização do acesso ao ensino musical.

Ementa
Prática de estágio sob a supervisão de professor orientador colaborando em atividades de planejamento e execução da docência na educação básica ou ensino especializado com ênfase no ensino de jovens, adultos, idosos e classes com portadores de necessidades especiais; desempenho em classe escolar com registro e reflexo das atividades desenvolvidas. Análise critica dos parâmetros e propostas curriculares para educação musical.

Bibliografia
BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva . Campinas, SP: Átomo; São Paulo: PNA, 2003. 154 p. LUZ, Marcelo Caires. Educação musical na maturidade . 1. ed. São Paulo: Som, 2008. 146 p. SOUZA, Jusamara (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano . 2. ed. rev. Porto Alegre: Sulina, 2009. 287 p.  

Bibliografia Complementar
PAZ, Ermelinda Azevedo. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. Brasilia, DF: MusiMed, 2000. 293 p. SODRÉ, Lilian de Abreu. Música africana na sala de aula: cantando, tocando e dançando nossas raízes negras . 1. ed. São Paulo: Duna Dueto, 2010. 79 p. PEREIRA, Kleide F. A. Pesquisa em musica e educação . São Paulo: Loyola, c1991. 119p. CAMPOS, Gean Pierre. Música e Matemática na Educação . Vitória: Fames, 2013. 
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