Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Teorias da Educação Musical IV ( MUS10329 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
Adquirir instrumental teórico-prático-metodológico para exercer o raciocínio reflexivo e a capacidade de organizar propostas pedagógico-musicais em contextos da educação escolar formal e informal , a partir de perspectivas diversas, organizadas por pedagogos, educadores musicais e  musicoterapeutas no mundo e no Brasil, através do aprofundamento dos seguintes pontos: Compreender as inter-relações entre música, educação, musicoterapia Delimitar os saberes-fazeres associados à prática docente em música dentro de contexto de práticas inclusivas, em especial, Conhecer meios de aprofundamento no campo de pesquisa em Educação Musical no Brasil, Música e Cognição e da Musicoterapia: publicações, sites, tendências de pesquisa, etc. Articular dialeticamente conhecimentos teóricos com vivências práticas e metodológicas na disciplina Práticas Pedagógicas em Música IV (co-requisito com esta disciplina).

Ementa
Estudos sobre a educação musical para alunos portadores de necessidades especiais. O ensino da música e o sistema educacional inclusivo. O desenvolvimento das teses e teorias que fundamentam a atividade pedagógica em música para alunos especiais. Contextualização histórica das correntes pedagógico-musicais. Fundamentos da psicopedagogia musical.

Bibliografia
BENENZON, Rolando. Teoria da Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1988. DUARTE JR. João Francisco. Fundamentos Estéticos da Educação. Campinas: Papirus Editora, 2008. FONTERRADA, Marisa . De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo Editora da Unesp, 2008, 364p. HEMSY DE GAINZA, Violeta. Estudos de psicopedagogia musical. 3. ed. - São Paulo: Summus, 1988. ILARI, Beatriz; MATEIRO, Teresa. (Org.) Pedagogias em Educação Musical. Curitiba, Ibpex, 2011. 347p. PAZ, Ermelinda. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. São Paulo: MUSIMED, 2013. 447p. SEKEFF. Maria de Lourdes. Da música, seus usos e recursos. São Paulo: Editora Unesp, 2007. SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. Trad. Marisa Trench O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva. Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1991. (399 p.) WILLEMS, Edgar. Iniciação Musical das Crianças. Princípios e Plano de trabalho. Trad. Portuguesa de Olga Violante. Cadernos no. 0. Bienne, Edições Pro-Musica, 1968.

Bibliografia Complementar
FONTERRADA,  Marisa. Ciranda de sons: práticas criativas em educação musical. São Paulo: Editoa Unesp, 2015. Disponível em:  http://books.scielo.org. LOURO, Viviane. Fundamentos da Aprendizagem Musical da pessoa com deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012. MUSZKAT, M.  Inclusão e singularidade. Dão Paulo: Allprint Editora,, 2012. _____________. “Música, neurociência e desenvolvimento humano” disponível em: http://www.amusicanaescola.com.br/pdf/Mauro_Muszkat.pdf.
Carregando...