Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Práticas Pedagógicas em Música IV ( MUS10328 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Adquirir estratégias metodológicas em educação musical voltadas para todas as faixas etárias e em contextos escolares e não escolares, tendo como foco específico a educação inclusiva e alunos portadores de necessidades especiais Compreender o processo de planejamento didático: objetivos, conteúdos, procedimentos de ensino, recursos, avaliação. Observar e refletir criticamente sobre práticas pedagógico-musical em diferentes contextos, em uma perspectiva interdisciplinar: antropológica, etnomusicológica e pedagógico/musicológica Articular dialeticamente vivências práticas com conhecimentos teóricos da disciplina Teorias da Educação Musical IV (co-requisito com esta disciplina) Trabalho auditivo a partir da exploração de objetos sonoros, dos intervalos de melodias das canções e do ritmo dos batimentos, em simulações baseadas na pedagogia de Edgar Willems (1890 – 1978). Reflexão sobre as questões epistemológicas propostas por Murray Schafer (1933) a respeito da música, para o debate intelectual com jovens da escola básica. Experiências didáticas para aplicação do conceito de paisagem sonora de Murray Schafer. Construção de instrumentos com sucata e a exploração sonora destes em atividades baseadas nos autores estudados

Ementa
Aplicação dos métodos estudados na disciplina ''Teorias da Educação”  (Musical IV''. Vivência da educação musical para alunos portadores de necessidades especiais. Observação e reflexão articuladas à pr"tica profissional em situações contextualizadas na educação musical. Desenvolvimento de atividades com ênfase em psicopedagogia musical.

Bibliografia
BRITO, Teca Alencar. Música na Educação Infantil. Propostas para a formação integral da criança. São Paulo, Peirópolis, 2003, 204p. FONTERRADA, Marisa. De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora da Unesp, 2008, 364p. HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. Editora Ática. 7ª ed. São. Paulo: 2001. ILARI, Beatriz; MATEIRO, Teresa. (Org.) Pedagogias em Educação Musical. Curitiba, Ibpex, 2011. 347p. PAZ, Ermelinda. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. São Paulo: MUSIMED, 2013. 447p. SCHAFER, R. Murray. O Ouvinte Pensante. Trad. Marisa Trench O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva. Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1991. (399 p.) WILLEMS, Edgar. Iniciação Musical das Crianças. Princípios e Plano de trabalho. Trad. Portuguesa de Olga Violante. Cadernos no. 0. Bienne, Edições Pro-Musica, 1968.

Bibliografia Complementar
BRITO, Teca Alencar. Música na Educação Infantil. Propostas para a formação integral da criança. São Paulo, Peirópolis, 2003, 204p. FONTERRADA, Marisa. De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora da Unesp, 2008, 364p. HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. Editora Ática. 7ª ed. São. Paulo: 2001. ILARI, Beatriz; MATEIRO, Teresa. (Org.) Pedagogias em Educação Musical. Curitiba, Ibpex, 2011. 347p. PAZ, Ermelinda. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. São Paulo: MUSIMED, 2013. 447p. SCHAFER, R. Murray. O Ouvinte Pensante. Trad. Marisa Trench O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva. Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1991. (399 p.) WILLEMS, Edgar. Iniciação Musical das Crianças. Princípios e Plano de trabalho. Trad. Portuguesa de Olga Violante. Cadernos no. 0. Bienne, Edições Pro-Musica, 1968.
Carregando...