Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Harmonia e Estruturação Musical I ( MUS10325 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
1. Elaboração de progressões harmônicas em Maior e Menor, a partir de passos de fundamentais diatônicas e elaboração de cadências. 2. Manutenção da Condução de Vozes Diatônica. 3. Domínio de simbologias de cifragem. 4. Estruturação Harmônica de Sentenças e Períodos

Ementa
O estudo das questões fundamentais da Harmonia a partir das técnicas harmônicas utilizadas na música produzida no âmbito da Cultura Ocidental, possibilitando acesso às obras da tradição musical ocidental e viabilizando a compreensão destas obras em seus contextos harmônicos próprios.

Bibliografia
HINDEMITH, Paul. Curso condensado de harmonia tradicional: com predomínio de exercícios e um mínimo de regras. São Paulo: Irmãos Vitale, 2010. ix, 127 p. OWEN, Harold. Modal and tonal counterpoint: from Josquin to Stravinsky. New York, N.Y.; Belmont, Calif.: Schirmer, 1992. SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. 2. ed. São Paulo, SP: Ed. UNESP, 2011. 579 p.

Bibliografia Complementar
SCHOENBERG, Arnold. Funções estruturais da harmonia. São Paulo: Via Lettera, 2004. CAPLIN, William Earl. Classical form: a theory of formal functions for the instrumental music of Haydn, Mozart, and Beethoven. Nova Yorque: Oxford Universitary Press, 1998. KOSTKA, Stefan M.; PAYNE, Dorothy; ALMÉN, Byron. Tonal harmony: with an introduction to twentieth-century music. 7th. ed. New York, N.Y.: Mc Graw Hill, 2013. TINÉ, Paulo José de Siqueira. Procedimentos Modais na Música Brasileira: do campo étnico do nordeste ao popular da década de 1960. Tese de Doutorado. São Paulo: USP, 2008.
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