AVILA, Marli Batista. A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos. Uma leitura atual de sua contribuição para a Educação Musical no Brasil.Tese de Doutorado em Artes. Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.
FREIRE, Ricardo Dourado; SOUZA, Nemo; PREUSSE, Gabriel. Uma proposta de sinais corporais para o solfejo e suas contribuições para a musicalização. Anais do XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na America Latina, 2007. http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2007
FONTERRADA, Marisa. De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora da Unesp, 2008, 364p.
HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. Editora Ática. 7ª ed. São. Paulo: 2001.
ILARI, Beatriz; MATEIRO, Teresa. (Org.) Pedagogias em Educação Musical. Curitiba, Ibpex, 2011. 347p.
PAZ, Ermelinda. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. São Paulo: MUSIMED, 2013. 447p.
SANTOS, Regina Marcia Simão. A Natureza da Aprendizagem Musical e suas Implicações Curriculares: análise comparativa de quatro métodos. Fundamentos da Educação Musical. Porto Alegre, ABEM: 2, 1994, (p. 07 – 112).
SITES RECOMENDADOS:
TV escola – Villa-Lobos – educadores.
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=7029
The Kodály Concept in America. St. James School Episcopal, Los Angeles, USA. David John Falconer (Kodaly Instructor) e Katinka Scipiades Daniel (Consultant Curriculum Developer). Produzido e dirigido por POST PROGRESSIONS.