Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Teorias da Educação Musical III ( MUS10322 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Aprofundar o conhecimento das relações entre música e outras áreas do conhecimento, em especial a filosofia, a psicologia e a pedagogia. Conhecer algumas das principais tendências da pedagogia musical no século XX, definindo seus princípios, características e métodos. Refletir sobre a importância do canto e da dança popular na infância e na adolescência para a formação das identidades musicais da juventude. Conhecer meios de aprofundamento no campo de pesquisa em Educação Musical no Brasil: publicações, sites, tendências de pesquisa, etc. Articular dialeticamente conhecimentos teóricos com vivências práticas e metodológicas na disciplina Práticas Pedagógicas em Música III (co-requisito para esta disciplina).

Ementa
O ensino da música e o sistema educacional nos Séculos XIX e XX. O desenvolvimento das teses e teorias que fundamentam a atividade pedagógica em música. Contextualização histórica das correntes pedagógico-musicais. As concepções de ensino-aprendizagem em música. A educação musical no Brasil.

Bibliografia
AVILA, Marli Batista. A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos. Uma leitura atual de sua contribuição para a Educação Musical no Brasil.Tese de Doutorado em Artes. Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010. FREIRE, Ricardo Dourado; SOUZA, Nemo; PREUSSE, Gabriel. Uma proposta de sinais corporais para o solfejo e suas contribuições para a musicalização. Anais do XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na America Latina, 2007. http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2007 FONTERRADA, Marisa. De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora da Unesp, 2008, 364p. HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. Editora Ática. 7ª ed. São. Paulo: 2001. ILARI, Beatriz; MATEIRO, Teresa. (Org.) Pedagogias em Educação Musical. Curitiba, Ibpex, 2011. 347p. PAZ, Ermelinda. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. São Paulo: MUSIMED, 2013. 447p. SANTOS, Regina Marcia Simão. A Natureza da Aprendizagem Musical e suas Implicações Curriculares: análise comparativa de quatro métodos. Fundamentos da Educação Musical. Porto Alegre, ABEM: 2, 1994, (p. 07 – 112). SITES RECOMENDADOS: TV escola – Villa-Lobos – educadores. http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=7029 The Kodály Concept in America. St. James School Episcopal, Los Angeles, USA. David John Falconer (Kodaly Instructor) e Katinka Scipiades Daniel (Consultant Curriculum Developer). Produzido e dirigido por POST PROGRESSIONS.

Bibliografia Complementar
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