Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Teorias da Educação Musical II ( MUS10315 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Objetivo geral: Pesquisa e estudo de projetos pedagógicos musicais que propiciem estabelecer uma ponte didática das relações entre música e outras áreas do conhecimento, em especial a antropologia, a psicologia e a pedagogia. Objetivos específicos: Refletir sobre as práticas que seguem algumas das principais tendências da pedagogia musical no século XX, respeitando seus princípios, características e métodos.

Ementa
O ensino da música e o sistema educacional na Idade Moderna. O desenvolvimento das teses e teorias que fundamentam a atividade pedagógica em música. Contextualização histórica das correntes pedagógico-musicais. As concepções de ensino-aprendizagem em música. O processo de colonização e a educação musical Brasil. 

Bibliografia
DUARTE-JÚNIOR. João Francisco.  Fundamentos Estéticos da Educação. Campinas, Papirus, 2008. FERNANDES, José Nunes.  Didática e Educação Musical. In: Educação Musical – temas selecionados. Curitiba, Editora CRV, 2013, p.69-161. FONTERRADA, Marisa. De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora da Unesp, 2008.

Bibliografia Complementar
ALMEIDA, Célia Maria de Castro Almeida. Ser artista, ser professor. Razões e paixões do ofício. São Paulo: Editora Unesp, 2009. AMATO- FUCCI, Rita. Escola e Educação Musical. Campinas: Papirus, 2009. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Música. Brasília: MEC, 2004. BASTIAN, Hans Günther. Música na escola: a contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança. São Paulo: Paulinas, 2009. BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003. FREIRE, Paulo; BELL, Brenda; GAVENTA, John; HORTON, Myles; PETERS, John Marashall. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educaçãoo e mudança social. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. ILARI, Beatriz; MATEIRO, Teresa. (Org.) Pedagogias em Educação Musical. Curitiba, Ibpex, 2011. 347p. PAZ, Ermelinda. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. São Paulo: MUSIMED, 2013LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2008. BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Peirópolis, 2001. MOTA, Graça. A Educação Musical no mundo de hoje: um olhar crítico sobre a formação de professores. Revista Educação. Santa Maria: UFSM, v. 28, n. 2, 2003. SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. Revista da ABEM, 10, p.7- 12, 2000. SOUZA, Jusamara; MATEIRO, Teresa (Orgs.). Práticas de Ensinar Música. Porto Alegre: Sulina, 2000.
Carregando...