ALMEIDA, Célia Maria de Castro Almeida. Ser artista, ser professor. Razões e paixões do ofício. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
AMATO- FUCCI, Rita. Escola e Educação Musical. Campinas: Papirus, 2009.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Música. Brasília: MEC, 2004.
BASTIAN, Hans Günther. Música na escola: a contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança. São Paulo: Paulinas, 2009.
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
FREIRE, Paulo; BELL, Brenda; GAVENTA, John; HORTON, Myles; PETERS, John Marashall. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educaçãoo e mudança social. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
ILARI, Beatriz; MATEIRO, Teresa. (Org.) Pedagogias em Educação Musical. Curitiba, Ibpex, 2011. 347p.
PAZ, Ermelinda. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. São Paulo: MUSIMED, 2013LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2008.
BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Peirópolis, 2001.
MOTA, Graça. A Educação Musical no mundo de hoje: um olhar crítico sobre a formação de professores. Revista Educação. Santa Maria: UFSM, v. 28, n. 2, 2003.
SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. Revista da ABEM, 10, p.7- 12, 2000.
SOUZA, Jusamara; MATEIRO, Teresa (Orgs.). Práticas de Ensinar Música. Porto Alegre: Sulina, 2000.