AKOSCHKY, Judith. Flauta Dulce y Educacion Musical: Guia para La Enseñanza colectiva.Buenos Aires: Ricordi Argentina, 1977.
BARROS, Daniele Cruz. A flauta doce no século XX: o exemplo do Brasil. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010.
BARROS, Daniele Cruz. A prática da flauta doce na UFPE: Sua contribuição nos diferentes âmbitos da educação musical em Pernambuco, Pesquisa e formação em educação musical, 8 a 11 de outubro de 2002, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CCHLA, DEART, Escola de Música, 2002, p. 1-7. Disponível em: .Acesso em 10 de outubro de 2012.
FUCHS, Mechtild. Metodische Aspekte dês Klassenmusizierens in der Sekundarstufe I. In:KRAEMER, Rudolf-Dieter;
RÜDIGER, Wolfgang. Ensemblespiel und Klassenmusizieren inSchule und Musikschule: Ein Handbuch für die Praxis, Forum Musikdädagogik, Band 41, ReiheWiβner-Lehrbuch Band 4, 2. unveränderte Auflage. Augsburg: Wiβner, 2005, p. 95-130.
GARBOSA, Guilherme Sampaio. O ensino da flauta doce no curso de licenciatura em música daUFSM. In: XVIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical;
15º Simpósio Paranaense de Educação Musical. O ensino de música nas escolas: compromissos epossibilidades, 6 a 9 de outubro de 2009, Londrina. Anais... [s.l.]: UFPB, 2009. CD Rom.GARCIA, Eda do Carmo Pereira. Flauta doce soprano: construindo uma habilidade técnica emeducação musical. In: XII Encontro Anual da ABEM, I Colóquio do NEM. Políticas públicas eações sociais em educação musical. 21 a 24 de outubro de 2003. Anais... Florianópolis: UDESC,2003, p. 279-284. 1 CD Rom.
LIRA, Ilma. Rumo a um novo papel da flauta doce na educação musical brasileira. Dissertação(Mestrado em Educação Musical). York, Universidade de York, 1984.
PAOLIELLO, Noara de Oliveira. A flauta doce e sua dupla função como instrumento artístico e deiniciação musical. 43 f. Monografia (Graduação: Licenciatura Plena em Educação Artística –Habilitação em Música) – Centro de Letras e Artes – Instituto Villa- Lobos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
RIBEIRO, José Alexandre dos Santos. Sobre os instrumentos Sinfônicos e o entorno deles. Rio deJaneiro/ São Paulo: Editora Record, 2005.
ROTHER, Andrea. Die Blockflöte als Ensmbleinstrument. In: KRAEMER, Rudolf-Dieter; RÜDIGER, Wolfgang. Ensemblespiel und Klassenmusizieren in Schule und Musikschule: EinHandbuch für die Praxis, Forum Musikdädagogik, Band 41, Reihe Wiβner-Lehrbuch Band 4, 2.unveränderte Auflage. Augsburg: Wiβner, 2005, p. 361-384.
TORRES, Maria Cecília de Arraújo Rodrigues. Aulas de flauta doce em grupo em um Curso deLicenciatura em Música: práticas, reflexões e desafios. In: XIII Encontro Regional da ABEM – Sul,Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Centro Universitário Metodista, 2010, não paginado.
TRINDADE, Brasilena Pinto. O ensino-aprendizagem da disciplina Flauta Doce em Grupo I no Curso de Licenciatura em Música da Faculdade Evangélica de Salvador. In: XVI Encontro Anual da ABEM e VI Congresso Regional da ISME na América Latina, 8 a 11 de outubro de 2007, CampoGrande. Anais... Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), 2007, não paginado.
VIDELA, Mario; AKOSCHKY, Judith. Iniciação a Flauta doce soprano Vol. I. São Paulo: RicordiBrasileira,1985.
VIDELA, Mario; AKOSCHKY, Judith. Iniciacion a la Flauta Dulce. Vol II. BuenosAires: Ricordi Argentina. 2005.
WEILAND, Renate; SASSE, Ângela; WEICHSELBAUM, Anete Susana. Sonoridades Brasileiras:Método de flauta doce soprano. Curitiba: DeArtes, 2008.
WEICHSELBAUM, Anete Susana. Flauta doce em um curso de licenciatura em música: entre as demandas da prática musical e das propostas pedagógicas do instrumento voltadas ao Ensino Básico. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Música,Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.