Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Prática de Ensino de Flauta I ( MUS10313 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
OBJETIVO GERAL:Conhecer, analisar e interpretar repertório musical que pode ser utilizado no contexto escolar, em seus diversos níveis. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1. Executar flauta doce soprano e/ou tenor com fluência, de acordo com técnicas básicas dearticulação, respiração, sonoridade e afinação; 2. Conhecer e executar repertório musical apropriado para o ensino e aprendizagem no contexto escolar em seus diversos níveis, a uma, duas ou mais vozes; 3. Conhecer e experimentar os diversos tamanhos da família da flauta doce: sopranino, soprano,contralto, tenor e baixo, bem como ter noções de timbre e extensão; 4. Adquirir conhecimentos básicos acerca dos diversos modelos de flauta doce empregados atualmente, bem como os utilizados em repertório da Idade Média, Renascimento, Barroco e Contemporâneo; 5. Analisar criticamente métodos e coletâneas do instrumento, observando as propostas, estratégias apresentadas e repertório sugerido; 6. Ler e debater textos acadêmicos selecionados, como relatos de experiência e pesquisas, que empreguem a flauta doce como instrumento de ensino musical em diferentes contextos;

Ementa
Prática de ensino de técnica e fundamentos flauta doce. 

Bibliografia
BARROS, Daniele Cruz. A flauta doce no século XX: o exemplo do Brasil. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010. GARBOSA, Guilherme Sampaio. O ensino da flauta doce no curso de licenciatura em música daUFSM. In: XVIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical;  15º Simpósio Paranaense de Educação Musical. O ensino de música nas escolas: compromissos epossibilidades, 6 a 9 de outubro de 2009, Londrina. Anais... [s.l.]: UFPB, 2009. CD Rom.GARCIA, Eda do Carmo Pereira. Flauta doce soprano: construindo uma habilidade técnica emeducação musical. In: XII Encontro Anual da ABEM, I Colóquio do NEM. Políticas públicas eações sociais em educação musical. 21 a 24 de outubro de 2003.  Anais... Florianópolis: UDESC,2003, p. 279-284. 1 CD Rom. LIRA, Ilma. Rumo a um novo papel da flauta doce na educação musical brasileira. Dissertação(Mestrado em Educação Musical). York, Universidade de York, 1984. PAOLIELLO, Noara de Oliveira. A flauta doce e sua dupla função como instrumento artístico e de iniciação musical. 43 f. Monografia (Graduação: Licenciatura Plena em Educação Artística –Habilitação em Música) – Centro de Letras e Artes – Instituto Villa- Lobos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. RIBEIRO, José Alexandre dos Santos. Sobre os instrumentos Sinfônicos e o entorno deles. Rio deJaneiro/ São Paulo: Editora Record, 2005. ROTHER, Andrea. Die Blockflöte als Ensmbleinstrument. In: KRAEMER, Rudolf-Dieter;  RÜDIGER, Wolfgang. Ensemblespiel und Klassenmusizieren in Schule und Musikschule: EinHandbuch für die Praxis, Forum Musikdädagogik, Band 41, Reihe Wiβner-Lehrbuch Band 4, 2.unveränderte Auflage. Augsburg: Wiβner, 2005, p. 361-384. TORRES, Maria Cecília de Arraújo Rodrigues. Aulas de flauta doce em grupo em um Curso de Licenciatura em Música: práticas, reflexões e desafios. In: XIII Encontro Regional da ABEM – Sul,Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Centro Universitário Metodista, 2010, não paginado. TRINDADE, Brasilena Pinto. O ensino-aprendizagem da disciplina Flauta Doce em Grupo I no Curso de Licenciatura em Música da Faculdade Evangélica de Salvador. In: XVI Encontro Anual da ABEM e VI Congresso Regional da ISME na América Latina, 8 a 11 de outubro de 2007, CampoGrande. Anais... Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), 2007, não paginado. VIDELA, Mario;  AKOSCHKY, Judith. Iniciação a Flauta doce soprano Vol. I. São Paulo: RicordiBrasileira,1985. 

Bibliografia Complementar
AKOSCHKY, Judith. Flauta Dulce y Educacion Musical: Guia para La Enseñanza colectiva.Buenos Aires: Ricordi Argentina, 1977. BARROS, Daniele Cruz. A flauta doce no século XX: o exemplo do Brasil. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010. BARROS, Daniele Cruz. A prática da flauta doce na UFPE: Sua contribuição nos diferentes âmbitos da educação musical em Pernambuco, Pesquisa e formação em educação musical, 8 a 11 de outubro de 2002, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CCHLA, DEART, Escola de Música, 2002, p. 1-7. Disponível em:  .Acesso em 10 de outubro de 2012. FUCHS, Mechtild. Metodische Aspekte dês Klassenmusizierens in der Sekundarstufe I. In:KRAEMER, Rudolf-Dieter;  RÜDIGER, Wolfgang. Ensemblespiel und Klassenmusizieren inSchule und Musikschule: Ein Handbuch für die Praxis, Forum Musikdädagogik, Band 41, ReiheWiβner-Lehrbuch Band 4, 2. unveränderte Auflage. Augsburg: Wiβner, 2005, p. 95-130. GARBOSA, Guilherme Sampaio. O ensino da flauta doce no curso de licenciatura em música daUFSM. In: XVIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical;  15º Simpósio Paranaense de Educação Musical. O ensino de música nas escolas: compromissos epossibilidades, 6 a 9 de outubro de 2009, Londrina. Anais... [s.l.]: UFPB, 2009. CD Rom.GARCIA, Eda do Carmo Pereira. Flauta doce soprano: construindo uma habilidade técnica emeducação musical. In: XII Encontro Anual da ABEM, I Colóquio do NEM. Políticas públicas eações sociais em educação musical. 21 a 24 de outubro de 2003.  Anais... Florianópolis: UDESC,2003, p. 279-284. 1 CD Rom. LIRA, Ilma. Rumo a um novo papel da flauta doce na educação musical brasileira. Dissertação(Mestrado em Educação Musical). York, Universidade de York, 1984. PAOLIELLO, Noara de Oliveira. A flauta doce e sua dupla função como instrumento artístico e deiniciação musical. 43 f. Monografia (Graduação: Licenciatura Plena em Educação Artística –Habilitação em Música) – Centro de Letras e Artes – Instituto Villa- Lobos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. RIBEIRO, José Alexandre dos Santos. Sobre os instrumentos Sinfônicos e o entorno deles. Rio deJaneiro/ São Paulo: Editora Record, 2005. ROTHER, Andrea. Die Blockflöte als Ensmbleinstrument. In: KRAEMER, Rudolf-Dieter;  RÜDIGER, Wolfgang. Ensemblespiel und Klassenmusizieren in Schule und Musikschule: EinHandbuch für die Praxis, Forum Musikdädagogik, Band 41, Reihe Wiβner-Lehrbuch Band 4, 2.unveränderte Auflage. Augsburg: Wiβner, 2005, p. 361-384. TORRES, Maria Cecília de Arraújo Rodrigues. Aulas de flauta doce em grupo em um Curso deLicenciatura em Música: práticas, reflexões e desafios. In: XIII Encontro Regional da ABEM – Sul,Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Centro Universitário Metodista, 2010, não paginado. TRINDADE, Brasilena Pinto. O ensino-aprendizagem da disciplina Flauta Doce em Grupo I no Curso de Licenciatura em Música da Faculdade Evangélica de Salvador. In: XVI Encontro Anual da ABEM e VI Congresso Regional da ISME na América Latina, 8 a 11 de outubro de 2007, CampoGrande. Anais... Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), 2007, não paginado. VIDELA, Mario;  AKOSCHKY, Judith. Iniciação a Flauta doce soprano Vol. I. São Paulo: RicordiBrasileira,1985.  VIDELA, Mario; AKOSCHKY, Judith. Iniciacion a la Flauta Dulce. Vol II. BuenosAires: Ricordi Argentina. 2005. WEILAND, Renate; SASSE, Ângela;  WEICHSELBAUM, Anete Susana. Sonoridades Brasileiras:Método de flauta doce soprano. Curitiba: DeArtes, 2008. WEICHSELBAUM, Anete Susana. Flauta doce em um curso de licenciatura em música: entre as demandas da prática musical e das propostas pedagógicas do instrumento voltadas ao Ensino  Básico. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Música,Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.
Carregando...