Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Linguagem Musical II ( MUS10311 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
OBJETIVO GERAL: Desenvolver habilidades de leitura e escrita musical (solfejo e ditado). OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Reconhecer e utilizar apropriadamente convenções e sinalizações para a música, em três modalidades: visuais, gestuais e sonoras. Distinguir os fundamentos musicais, pedagógicos e cognitivos envolvidos na aprendizagem de teoria e percepção musical.

Ementa
Leitura e percepção rítmica, leitura e percepção melódica. Escalas, ‘modos’ maiores e menores e tonalidades. Os modos stricto-sensu. Acordes de três sons. Noção de tema musical. Prática de criação musical. 

Bibliografia
ALVES, Luciano. Teoria musical – lições essenciais: sessenta e três lições com questionários, exercícios e pequenos solfejos. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004. BENWARD, Bruce e KOLOSICK, Timothy. Percepção musical: prática auditiva para músicos. Série didático-musical. SP: Edusp / Editora da Unicamp, 2008. CIAVATTA, L. Os Passos d’O Passo, 2009. Disponível em: <http://www.opasso.com.br>. Acesso em: 3 abr. 2015. KOTSKA, Stefan; PAYNE, Dorothy. Harmonia Tonal – com uma Introdução à Música do Século XX. Tradução (não publicada) por Jamary Oliveira, Hugo Ribeiro e Ricardo Bordini. Disponível em: <http://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/kostka_Payne-Harmonia_Tonal.pdf>. Acesso em: 23 mai. 2017. PRINCE, Adamo. Método Prince: leitura e percepção: ritmo. 3 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar, 1993. Coletâneas de partituras diversas. Artigos publicados em periódicos especializados.

Bibliografia Complementar
BENNETT, Roy. Elementos básicos da música. Cadernos de Música da Universidade de Cambridge. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. KARPINSKI, G. S. Aural skills acquisition: the development of listening, reading, and perfoming skills in college-level musicians. New York: Oxford, 2000. MORAES, M. R. D. Musicalidade métrico tonal: condições primeiras para a comunicação verbal sobre a música. 2003. 190 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. PAZ, Ermelinda A. O modalismo na música brasileira. Brasília: Musimed, 2002. OTTMAN, R. Music for sight singing. Upper Saddle River, NJ: Prentice-Hall, 1996. WILLEMS, E. Solfejo: curso elementar. Adaptação de Raquel Marques Simões. São Paulo: Fermata do Brasil, 2000.
Carregando...