Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Flauta I ( MUS10309 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
OBJETIVO GERAL:Desenvolver o domínio técnico de execução com a flauta doce soprano. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:1. Executar flauta doce soprano e/ou tenor com fluência, de acordo com técnicas básicas dearticulação, respiração, sonoridade e afinação;2. Conhecer e executar repertório musical apropriado para o ensino e aprendizagem no contextoescolar em seus diversos níveis, a uma, duas ou mais vozes;3. Conhecer e experimentar os diversos tamanhos da família da flauta doce: sopranino, soprano,contralto, tenor e baixo, bem como ter noções de timbre e extensão;4. Adquirir conhecimentos básicos acerca dos diversos modelos de flauta doce empregadosatualmente, bem como os utilizados em repertório da Idade Média, Renascimento, Barroco eContemporâneo;5. Apreciar repertório interpretado com a flauta doce a partir de gravações em CDs ou vídeos doYouTube;6. Elaborar pequenos exercícios e melodias baseados nas metodologias abordadas no curso.

Ementa
Introdução à técnica e fundamentos da prática de flauta doce para a formação de professores de música. 

Bibliografia
AKOSCHKY, Judith. Flauta Dulce y Educacion Musical: Guia para La Enseñanza colectiva.Buenos Aires: Ricordi Argentina, 1977.BARROS, Daniele Cruz. A flauta doce no século XX: o exemplo do Brasil. Recife: EditoraUniversitária da UFPE, 2010.BARROS, Daniele Cruz. A prática da flauta doce na UFPE: Sua contribuição nos diferentes âmbitosda educação musical em Pernambuco, Pesquisa e formação em educação musical, 8 a 11 de outubrode 2002, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CCHLA, DEART,Escola de Música, 2002, p. 1-7.Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2002/ABEM_2002.pdf>. Acesso em 10 de outubro de 2012.FUCHS, Mechtild. Metodische Aspekte dês Klassenmusizierens in der Sekundarstufe I. In:KRAEMER, Rudolf-Dieter; RÜDIGER, Wolfgang. Ensemblespiel und Klassenmusizieren inSchule und Musikschule: Ein Handbuch für die Praxis, Forum Musikdädagogik, Band 41, ReiheWiβner-Lehrbuch Band 4, 2. unveränderte Auflage. Augsburg: Wiβner, 2005, p. 95-130.GARBOSA, Guilherme Sampaio. O ensino da flauta doce no curso de licenciatura em música daUFSM. In: XVIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical; 15oSimpósio Paranaense de Educação Musical. O ensino de música nas escolas: compromissos epossibilidades, 6 a 9 de outubro de 2009, Londrina. Anais... [s.l.]: UFPB, 2009. CD Rom.GARCIA, Eda do Carmo Pereira. Flauta doce soprano: construindo uma habilidade técnica emeducação musical. In: XII Encontro Anual da ABEM, I Colóquio do NEM. Políticas públicas eações sociais em educação musical. 21 a 24 de outubro de 2003. Anais... Florianópolis: UDESC,2003, p. 279-284. 1 CD Rom.LIRA, Ilma. Rumo a um novo papel da flauta doce na educação musical brasileira. Dissertação(Mestrado em Educação Musical). York, Universidade de York, 1984.PAOLIELLO, Noara de Oliveira. A flauta doce e sua dupla função como instrumento artístico e deiniciação musical. 43 f. Monografia (Graduação: Licenciatura Plena em Educação Artística –Habilitação em Música) – Centro de Letras e Artes – Instituto Villa- Lobos, Universidade Federal doRio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.RIBEIRO, José Alexandre dos Santos. Sobre os instrumentos Sinfônicos e o entorno deles. Rio deJaneiro/ São Paulo: Editora Record, 2005.ROTHER, Andrea. Die Blockflöte als Ensmbleinstrument. In: KRAEMER, Rudolf-Dieter;RÜDIGER, Wolfgang. Ensemblespiel und Klassenmusizieren in Schule und Musikschule: EinHandbuch für die Praxis, Forum Musikdädagogik, Band 41, Reihe Wiβner-Lehrbuch Band 4, 2.unveränderte Auflage. Augsburg: Wiβner, 2005, p. 361-384.TORRES, Maria Cecília de Arraújo Rodrigues. Aulas de flauta doce em grupo em um Curso deLicenciatura em Música: práticas, reflexões e desafios. In: XIII Encontro Regional da ABEM – Sul,Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Centro Universitário Metodista, 2010, não paginado.TRINDADE, Brasilena Pinto. O ensino-aprendizagem da disciplina Flauta Doce em Grupo I noCurso de Licenciatura em Música da Faculdade Evangélica de Salvador. In: XVI Encontro Anual daABEM e VI Congresso Regional da ISME na América Latina, 8 a 11 de outubro de 2007, CampoGrande. Anais... Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), 2007, nãopaginado.VIDELA, Mario; AKOSCHKY, Judith. Iniciação a Flauta doce soprano Vol. I. São Paulo: RicordiBrasileira,1985. VIDELA, Mario; AKOSCHKY, Judith. Iniciacion a la Flauta Dulce. Vol II. BuenosAires: Ricordi Argentina. 2005.WEILAND, Renate; SASSE, Ângela; WEICHSELBAUM, Anete Susana. Sonoridades Brasileiras:Método de flauta doce soprano. Curitiba: De Artes, 2008.WEICHSELBAUM, Anete Susana. Flauta doce em um curso de licenciatura em música: entre asdemandas da prática musical e das propostas pedagógicas do instrumento voltadas ao EnsinoBásico. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

Bibliografia Complementar
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