Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
FUNDAMENTOS DA ARTE NA EDUCAÇÃO I ( DTA06305 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVO GERAL: Proporcionar conhecimentos teóricos sobre os fundamentos da Arte na educação. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Compreender o conceito de arte como disciplina de formação estética e humanística; compreender a necessidade e o papel da arte dentro do processo educacional; discutir os conceitos e teorias que permeiam o ensino da arte a partir de suas fontes históricas; refletir sobre o papel do arte-educador no contexto social da educação e da arte e refletir sobre as perspectivas do ensino-aprendizagem da arte na contemporaneidade.

Ementa
Estudo dos conceitos e princípios filosóficos, antropológicos, socio-culturais, psicológicos e estéticos da arte na educação.  

Bibliografia
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos (ORG.) Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2003. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento de mundo. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. MEC/SEF, 1998. Vol. 3. ROSA, M.C. A formação de professores de Arte – diversidade e complexidade pedagógica. Florianópolis: Insular, 2005.

Bibliografia Complementar
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, Cortez. 2007. Resenha disponível em: http://educacao.faber-castell.com.br/professores/trocando- ideias/os-sete- saberes-edgar- morin/
Carregando...