Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Marcadores Moleculares ( PGGM1016 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Organização do genoma eucarionte. Marcadores moleculares baseados em hibridização e em PCR. Desenvolvimento de marcadores moleculares. Tipos de marcadores moleculares. Aplicações na produção vegetal (construção de mapas genéticos; Detecção, localização e caracterização de genes de interesse em populações experimentais; Seleção assistida por marcadores moleculares; Melhoramento assistido por marcadores; Análises de dados moleculares e morfológicos; Análises moleculares em estudos de diversidade genética. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS UNIDADE DESCRIÇÃO DAS UNIDADES 1 Organização do genoma eucarionte 2 Técnicas de hibridização, RFLP 3 Marcadores baseados em PCR 6 Organelle microsatellites 6 Sequence characterized amplified regions (SCAR), Cleaved amplified polymorphic sequences (CAPS) 6 Randomly amplified microsatellite polymorphisms (RAMP), Sequence-related amplified polymorphism (SRAP), Single strand conformation polymorphism (SSCP), 7 TRANSPOSOSNS - Transposable elements-based molecular markers, Retrotransposon-based molecular markers 9 Análise de dados moleculares e morfológicos distâncias, dissimilaridades, agrupamentos e interpretação para diferentes tipos de dados 10 Aplicações Melhoramento vegetal e Diversidade genética OBJETIVO DA DISCIPLINA Habilitar alunos para trabalhar com marcadores moleculares na produção vegetal PROCEDIMENTO DIDÁTICO: Aulas expositivas, Seminários, discussão de artigos atuais. Apresentações de temas de análise em grupo; Poderão ser exploradas as seguintes metodologias: 1) Sala de aula invertida: para otimizar o período síncrono entre professor e estudante com atividades interativas. Inverte a rotina da sala de aula, estimulando o/a discente a procurar o conhecimento em todas as etapas da aula. 2) Aprendizagem baseada em projetos ou problemas: na qual os alunos serão envolvidos em desafios para desenvolver um projeto ou um produto. 3) Aprendizagem por narrativas: explora-se o uso da narrativa como forma de compreensão de processos em preparo de vídeos curtos explicativos.

Bibliografia
TEIXEIRA E BORÉM. MARCADORES MOLECUARES NO MELHORAMENTO DE PLANTAS.2005 CRUZ, C.D. Programa Genes Diversidade Genética. Viçosa, UFV. 2008 LIU, H.B. Statistical Genomics, linkage, mapping and QTL analysis. CRC, Boca Raton, Florida, p.611. 1998. GQMOL. Viçosa: 15.12.2005. (http://www. ufv.br/dbg/gqmol/gqmol.htm). SHUSTER, I.; CRUZ, C.D. Estatística genômica aplicada a populações derivadas de cruzamentos controlados. Editora UFV: Universidade Federal de Viçosa, 568p., 2004. CRUZ, C.D.; FERREIRA, F.M.; PESSONI, LA. Biometria aplicada ao estudo da diversidade genética. Editora UFV: Universidade Federal de Viçosa, 620p., 2011. Weir, B. S. Genetic Data Analysis II. Sunderland, Sinauer. 1996. FERREIRA, M.E.; GRATTAPAGLIA, D. Introdução ao uso de marcadores moleculares em análise genética. Embrapa. 1998. 220. ZAHA, A. (org). Biologia Molecular Básica. Mercado aberto. 2003. 421p. 6) DECRETO Nº 6.041, DE 8 DE FEVEREIRO DE 2007 - Política de Desenvolvimento da Biotecnologia, http://www.mct.gov.br/upd_blob/0016/16386.pdf 7) Faleiro, FG; Andrade, SRM. Biotecnologia: estado da arte e aplicações na agropecuária . Planaltina, DF : Embrapa Cerrados, 2011.730 p. (DISPONÍVEL ON LINE) BARKER, K. Na bancada. Manual de iniciação científica em laboratórios de pesquisas biomédicas. 1ª edição. Artmed Editora, 2002. VERLING, R.; CURI, R.; BEVILACQUA, E.; NEWSHOLME, P. Análises de RNA, proteínas e metabólitos, metodologia e procedimentos técnicos; Editora Santos, 2013. Artigos de marcadores

Bibliografia Complementar
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