Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado II ( SSO00020 )
Unidade:
Departamento de Serviço Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
180
Número de Créditos:
7

Objetivos
OBJETIVOS Propiciar ao aluno condições de: Ø  Compreender as relações estabelecidas no ambiente sócio-institucional e as demandas por políticas públicas decorrentes da conjuntura e das estratégias do Estado no tratamento à questão social e suas múltiplas expressões; Ø  Utilizar o instrumental teórico-metodológico e técnico-operativo no processo interventivo como estratégia de instrumentalização e mediação do trabalho do Assistente Social em consonância com o Projeto Ético-Político; Ø  Realizar atendimentos individuais e grupais, entrevistas, conduzir visitas domiciliares, reuniões: apoio a tomada de decisões dos usuários, bem como a realização de práticas educativas;      Ø  Despertar o olhar investigativo sobre a realidade do campo de estágio para a formulação de intervenções e pesquisas (elementos para o TCC); Ø  Efetuar um balanço crítico do debate sobre o processo de trabalho do Serviço Social, de modo a desvelar o significado do trabalho do Serviço Social neste contexto em consonância com o Projeto Ético-Político; Ø  Elaborar de forma articulada com a disciplina de Planejamento,Processo Decisório e com o campo de estágio o Projeto ou Plano de Intervenção.

Ementa
Desenvolvimento de um projeto de intervenção, articulando-o com o referencial teórico-metodológico apreendido nas disciplinas de fundamentos e instrumentalização teórico-operativo do Serviço Social.

Bibliografia
CHUPEL, Cláudia Priscila; MIOTO, Regina Célia Tamaso. “Acolhimento e Serviço Social: contribuição para a discussão das ações profissionais no campo da saúde” In: Revista Serviço Social & Saúde. UNICAMP Campinas, v. IX, n. 10, Dez. 2010.   SIQUEIRA, Mônica Maria Nunes da Trindade. Famílias: uma experiência de trabalho com grupo. In: Revista Ciências Humanas, Unitau. Volume 1, número 2, 2008.Disponível em http://www.unitau.br/revistahumanas. PORTES, Lorena Ferreira; PORTES, Melissa Ferreira. A observação e a abordagem no exercício profissional: revisitando a dimensão técnico-operativa no serviço social. In: Cadernos da Escola de Educação e Humanidades, Curitiba, 04: 28-35 vol. 1.   MIOTO, Regina Célia Tamaso.  Estudos Socioeconômicos.In:SERVIÇO SOCIAL : Direitos Sociais e Competências profissionais.   LEWGOY, Alzira Maria Baptista; SILVEIRA,  Esalba Maria Carvalho.  A entrevista nos processos de trabalho do assistente social. In: Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 2 p. 233-251. jul./dez. 2007   ELY, Fabiana Regina.Serviço social e interdisciplinaridade. In: Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 2 p. 233-251. jul./dez. 2007.   FAES, Ivana Arquejada; GONÇALVES, Marilene Parente. Além do “Que Fazer”, Notas Acerca do “Como Fazer”. In: CD de resumos do XI CBAS.  

Bibliografia Complementar
CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL. Assistente Social: ética e direitos. Coletânea de leis e resoluções. Cress 7ª região. RJ, 2000.   PRATES, J.C. A questão dos instrumentais técnico-operativos numa perspectiva dialético crítica de inspiração marxiana. Revista Virtual Textos & Contextos, nº 2, dez. 2003. Disponível: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/viewFile/948/728.
Carregando...