Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Oficina de Trabalho com Indivíduos ( SSO00014 )
Unidade:
Departamento de Serviço Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Resgatar o trabalho do Assistente Social inserido no contexto contemporâneo; seu objeto, matéria-prima, meios, produtos, conteúdo ético e políticos e a sua cultura; Refletir acerca da dimensão ética e política envolvida no saber-fazer do Assistente Social no seu cotidiano de trabalho; Identificar e analisar as diferentes formas de organização do trabalho do Assistente Social e seus instrumentos na atualidade: Sala de Espera, Plantão Social, Entrevista, Visita Domiciliar, Estudo Social, Parecer Social e Laudo Social. 

Ementa
O trabalho do assistente social com indivíduos, famílias, grupos e coletividades. A dimensão individual e familiar no trabalho profissional. O trabalho do assistente social e o lugar da: observação, linguagem, escuta, reflexão, diálogo, visita domiciliar e registro. Teorias e técnicas de entrevista. Estudos socioeconômicos com usuários para fins de benefícios e serviços sociais. Orientação social e encaminhamentos. Vistorias, perícias técnicas e laudos, informações e pareceres. 

Bibliografia
AMARO, Sarita. Visita domiciliar: orientações para uma abordagem complexa. In: Desaulniers, J. (org) Fenômeno, uma teia complexa de relações. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. CARVALHO, M. I. L. B. Ética, Serviço Social e “responsabilidade social”: O caso das pessoas idosas. Revista Katalysis, Brasil 2, 2011. CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Reflexões ético-políticas sobre a metodologia “Depoimento Sem Dano” (DSD) junto a crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual. Brasília, 2009. CFESS (Org.). O Estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: contribuição ao debate no judiciário, no penitenciário e na previdência social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004. (p. 27-51). FÁVERO, Eunice. Instruções sociais de processos, sentenças e decisões. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais – Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, p. 609 - 636. MENDONÇA, Eliana Azevedo P. Grupos de Sala-de-Espera na Saúde: sobre o que atuar. IN. Em Pauta. Revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ - N. 10, 1997. MIOTO, Regina Célia. Estudos socioeconômicos. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais – Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, p. 481 - 498. MONTEIRO, Fernanda de Oliveira. Plantão Social: espaço privilegiado para identificação/notificação de violência contra crianças e adolescentes. Serviço Social & Sociedade, v. 103, p. 476-502, 2010. PACHECO, Adriana dos Santos. A visita domiciliar como instrumento de trabalho do Assistente Social. Trabalho de Conclusão de Curso Apresentado na Faculdade de Serviço Social da UERJ, 1999. (p. 28-35, 68-98). SARMENTO, Helder Boska de Moraes. Serviço Social, das tradicionais formas de regulação sociopolíticas ao redimensionamento de suas funções sociais. Capacitação em Serviço Social e política social, Modulo 4. – Brasília: UnB, Centro de Educação Aberta, Continuada a Distancia, 2000. (p.103-110). SILVA, Jurema Alves P. O Papel da Entrevista na Pratica do Serviço Social. EM PAUTA Cadernos da Faculdade de Serviço Social da UERJ, N. 6, 1995. Silva, Maria Lúcia Lopes. Funções desempenhadas pelo assistente social. Um novo fazer profissional. Capacitação em Serviço Social e Política Social. Brasília: UnB/CEAD, mod. 4, 2000, p. 113-124. SOUZA, L. C. C. Brinquedotecas comunitárias: o lúdico como ferramenta para inclusão social. [S.I.: s.n., 2010?]. TRINDADE, Rosa Lucia Prédes. Desvendando as determinações sócio-históricas do instrumental técnico-operativo do Serviço Social na articulação entre demandas socais e projetos profissionais. Revista Temporalis N. 4, ABEPSS, Ano II, julho a dez. de 2001. Türck, M. G. M. G. Caderno Graturck 001 - Processo de Trabalho do Assistente Social - Elaboração de Documentação: implementação e aplicabilidade. Porto alegre: Graturck consultoria, perícia e cursos, 2007.

Bibliografia Complementar
CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Resolução n° 489/2006 de 03 de junho de 2006. Estabelece normas vedando condutas discriminatórias ou preconceituosas, por orientação e expressão sexual por pessoas do mesmo sexo, no exercício profissional do assistente social, regulamentando princípio inscrito no Código de Ética Profissional. CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Resolução n° 493/2006 de 21 de junho de 2006. Dispõe sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional do assistente social. CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Resolução n° 557/2009 de 15 de setembro de 2009. Dispõe sobre a emissão de pareceres, laudos, opiniões técnicas conjuntos entre o assistente social e outros profissionais. GUERRA, Yolanda. Instrumentalidade do Processo de Trabalho e Serviço Social. IN. Revista Serviço Social e Sociedade N. 62. São Paulo: Cortez, 2000. IAMAMOTO, M. V. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1988. (p. 57-71). IAMAMOTO, Marilda Villela. Os espaços sócio-ocupacionais do Assistente Social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais – Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, p. 341- 376 LEWGOY, Alzira M. B. & SILVEIRA, Esalba, C. A entrevista nos processos de trabalho do assistente social. Revista Virtual Textos e Contextos. Faculdade de Serviço Social. PRATES, J.C. A questão dos instrumentais técnico-operativos numa perspectiva dialético crítica de inspiração marxiana. Revista Virtual Textos & Contextos, nº 2, dez2003. Disponível: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/viewFile/948/728. YAZBEK, M. C. O significado sócio-histórico da profissão. In: CFESS; ABEPSS. (Org.). Serviço Social. Direitos Sociais e Competências Profissionais. 1ªed.Brasília - DF: CFESS / ABEPSS, 2009, v. v. 1, p. 125-141.
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