Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Leitura e Produção de Textos ( LCE14196 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
A)      Discutir concepções de linguagem, língua e texto; B)      Compreender os conceitos de gênero e tipos textuais; C)     Identificar estratégias e procedimentos de leitura e de produção textual; D)     Ler textos lançando mão de diferentes estratégias de leitura; E)      Produzir textos lançando mão de estratégias de progressão textual; F)      Conhecer e produzir gêneros textuais do domínio acadêmico; G)     Distinguir autor de eu-lírico e narrador; H)     Analisar criticamente textos literários, canções, textos publicitários e jornalísticos. I)        Selecionar conteúdos, propor objetivos, eleger materiais e métodos e planejar situações de leitura e produção textual oral e escrita para os anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. J)       Analisar criticamente a relevância dos conhecimentos estudados para a abordagem da leitura e produção textual nas Escolas do Campo. 

Ementa
Estratégias e procedimentos de leitura. Tipos textuais e gêneros do discurso. Estratégias e procedimentos de produção de textos. 

Bibliografia
BAKHTIN, Mikhail M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2012. ______ . Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011  GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2002.   KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria.  Ler e compreender: os sentidos do texto.  São Paulo: Contexto, 2006. 

Bibliografia Complementar
DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais & ensino. 5. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.  FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 8. ed. rev. atual. São Paulo: Ática, 2007.  GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. 2. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.  KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2012. ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 8. ed.Campinas, SP: Pontes, 2009. 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.