Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ensino de Sociologia ( EPS14250 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Proporcionar um espaço de discussão ampla sobre os desafios na formação inicial e continuada de professor de sociologia na educação básica; - Refletir os desafios e as possibilidades da sociologia enquanto disciplina da educação básica no currículo das escolas brasileiras em áreas urbanas e rurais; - Pensar a questão das especificidades didáticas ligada ao ensino de sociologia destacando a questão dos conteúdos, metodologias de ensino e a avaliação; - Estabelecer um diálogo entre o ensino de sociologia na educação básica e a realidade social, política e cultural vivida pelos jovens brasileiros destacando a realidade daqueles que vivem na área rural; - Discutir as dimensões da interdisciplinaridade e da transdiciplinaridade no ensino de sociologia na escola de educação básica no campo e nas cidades, destacando suas especificidades. 

Ementa
O ensino da sociologia na educação básica: a dimensão histórica e os desafios atuais. Juventude(s) e ensino médio: um diálogo necessário. As dimensões da interdisciplinaridade e da transdiciplinaridade no ensino de sociologia. Conteúdos, metodologias e avaliação no ensino de sociologia. Ensino de sociologia e a interlocução com a didática. 

Bibliografia
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 1989. LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2003. PLANCHAREL, Alice Anabuki; OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de (Org.). Leituras sobre sociologia no ensino médio. Maceió, EDUFAL, 2007. 

Bibliografia Complementar
ABRAMO, Helena Wendel; BRANCO, Pedro Paulo M. (Org.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania, Fundação Perseu Abramo, 2005. BARBOSA, Livia (Org.). Juventudes e gerações no Brasil contemporâneo. Porto Alegre, RS: Sulina, 2012. COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2010. DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decente: 'um discurso sobre as ciências' revisitado. São Paulo: Cortez, 2004.  
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.