Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Gestão educacional ( ECH12393 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
GERAL: Promover a discussão crítica e histórica sobre as concepções que fundamentam as teorias da organização e gestão escolar do campo e do trabalho administrativo-pedagógico. ESPECÍFICOS: 1.      Possibilitar o estudo sobre a realidade, o contexto escolar e as relações de poder que ocorrem no cotidiano da escola do/no campo a partir do cenário sócio-político brasileiro, tendo em vista suas implicações para o trabalho pedagógico. 2.      Promover a compreensão crítica sobre os conceitos de gestão participativa e cultura organizacional, articulando-os ao princípio de trabalho coletivo e colaborativo para o desenvolvimento do processo educativo. 3.      Possibilitar o estudo sobre o Projeto Político-Pedagógico, enquanto plano global das instituições escolares, a partir do princípio de democratização da escola pública. Promover a reflexão crítica sobre a atuação participativa e o papel dos educadores e da comunidade escolar nas práticas de organização e gestão da escola, bem como na transformação dessas práticas.

Ementa
Aspectos sociopolíticos que influenciam a educação escolar do campo; políticas públicas para as escolas do campo em todas as suas modalidades e níveis; currículo escolar no campo; os sujeitos do campo e a organização do trabalho pedagógico nas escolas.

Bibliografia
GADOTTI, M. Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 2000. LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004. LUCK, H. A gestão participativa na escola. Petrópolis: Vozes, 2008. OLIVEIRA, M. A. M. (org.). Gestão Educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis: Vozes, 2005.

Bibliografia Complementar
ANDRADE, D. Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis: Vozes, 2001 FERREIRA, N. S. C. (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2003. PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006. PENIN, S. Cotidiano e escola: a obra em construção. São Paulo: Cortez, 1995. VASCONCELLOS, C. dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad Editora,1999. 
Carregando...