ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelho Ideológico do Estado. São Paulo: Martins Fontes, 1980;
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais.Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARNOY, M. Estado e Teoria Política. São Paulo : Papirus, 1994 ;
CURY, Carlos Roberto Jamil. O Princípio da Gestão Democrática na Educação: gestão democrática da educação pública. In: BRASIL. Ministério da Educação. Gestão Democrática da Educação. Boletim 19, 2005, p. 14-19.
KUENZER, Acacia Zeneida.A formação de educadores no contexto das mudanças no mundo do trabalho: Novos desafios para as faculdades de educação. Educ. & Soc. vol. 19, n. 63, Campinas, Ago. 1998.
LENIN, V. O Estado e a Revolução.São Paulo: Editora Expressão Popular; tradução Aristides Lobo,2007;
LIMA, A. B. Estado, Políticas Públicas e Educação no Brasil, IN: LUCENA, C. Capitalismo, Estado, Educação,Campinas: Editora Alínea, 2008;
POULANTZAS, N. O Estado, o poder, o socialismo. Rio de Janeiro: Graal, 1980;
SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas.4 ed. Campinas: Autores Associados, 1998. p. 9-41; 57-70; 127-130; 151-162; 189-201.
SILVA, M. A. Intervenção e Consentimento: a política educacional do Banco Mundial. Campinas: Autores Associados, 2002.