Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
FORMAÇÃO SOCIOECONÔMICA E PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO ( ECH14308 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender temas fundamentais do pensamento político brasileiro; Discutir o pensamento de alguns dos mais destacados intelectuais que, no curso da história nacional, se dedicaram a estudar aspectos e processos sociais, políticos e econômicos, e que, no limite, contribuíram com o incremento do arcabouço institucional brasileiro, que forjou um determinado curso de desenvolvimento; Analisar à luz de alguns desses intelectuais, o processo de formação das instituições nacionais, considerando a atuação de suas elites dirigentes; Proporcionar ao estudante ferramentas de análise das principais linhagens do pensamento político brasileiro; Promover o debate em torno do pensamento político brasileiro, valorizando os momentos de ruptura institucional verificados no Brasil ao longo de sua história.

Ementa
O paradoxo do iluminismo português e seus impactos na colônia portuguesa na América; O pensamento político neopombalino e formação do Estado Nacional; O positivismo no Brasil; O pensamento autoritário na Primeira República; O Getulismo e o projeto de modernização nacional; Pensamento político no contexto do Regime civil-militar: o liberalismo, o conservadorismo e o nacionalismo e suas ambiguidades; o projeto Brasil Potência; A Nova República e o neoliberalismo no Brasil.

Bibliografia
CARVALHO, J. M. de. A Formação Das Almas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. FAORO, R. “Existe um pensamento político brasileiro?” Estudos Avançados. São Paulo: USP, 1987. PRADO, Maria Emília (Org.). Dicionário do pensamento brasileiro: obras políticas do Brasil Imperial. Rio de Janeiro, RJ: Revan, 2012.

Bibliografia Complementar
BARRETTO, Vicente; PAIM, Antônio. Evolução do pensamento político brasileiro. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1989. 463 p. BRANDÃO, G. M. “Linhagens do Pensamento Político Brasileiro”. DADOS – Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, Vol. 48, no 2, 2005. LAMOUNIER, B. Perspectivas da consolidação democrática: o caso brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, ANPOCS, 2002.
Carregando...