Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS ( ECH14305 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Apresentar uma proposta pedagógica  em ciências, permeada por conteúdos, recursos, experimentos e toda uma organização pedagógica que contribuam com a construção dos conhecimentos necessários para a educação no campo. Aproximar o ensino de Ciências do trabalho científico, em que teoria e prática constituem algo que se complementa. Desenvolver uma proposta de ensino voltada para a investigação, estimulando a curiosidade e percepção dos alunos através da simulação dos fenômenos em forma de experimentos. Permitir que o próprio aluno raciocine e realize as diversas etapas da investigação científica.

Ementa
As diferentes modalidades didáticas de ensino prático de química e física. Noções de laboratório e aulas práticas, experimentais e de campo em diferentes áreas da química e física. Uso de diferentes recursos na elaboração de aulas práticas para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Discussão das metodologias e recursos utilizados na elaboração de aulas práticas no contexto das escolas do campo. Instrumentalização para docência anos finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas do campo.

Bibliografia
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.  FERNANDES, Maria Luiza Machado. O ensino de química e o cotidiano. 20. ed. Curitiba, PR: IBPEX, 2007. SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MALDANER, Otavio Aloisio (Org.). Ensino de química em foco. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2010. 365 p. (Coleção educação em química).

Bibliografia Complementar
CHASSOT, Áttico Inácio. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 2006. FIALHO, Neusa Nogueira. Jogos no ensino de química e biologia. Curitiba: Ibpex, 2007. ROSA, Maria Inês Petrucci; ROSSI, Adriana Vitorino (Org.). Educação química no Brasil: memórias, políticas e tendências. 2. ed. rev. Campinas, SP: Átomo, 2012. MOLINA, Mônica Castagna (org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do Trabalho Docente Interdisciplinar. Brasília:MDA, 2014 (série NEAD Debate; 23). Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_img_248/Livro%20LEDOC%20CIEMA%20WEB.pdf MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011. 
Carregando...