Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Introdução à matemática ( ECH11938 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Articular as questões específicas do ensino e aprendizagem da Matemática e suas competências ao trabalho no campo. Reconhecer finalidades, práticas e movimentos de inovação da matemática escolar para as escolas do campo. Aplicar as operações matemáticas nos diferentes contextos relacionados à educação do campo. Compreender a matemática e suas aplicações em outras áreas do conhecimento (química, física, biologia).

Ementa
Estudo de conceitos fundamentais: Conjuntos e Funções. Leitura e construção de gráficos. Identificação e aplicação de estratégias de levantamento e análise de dados. Etnomatemática

Bibliografia
CASTRUCCI, B. Introdução à lógica matemática. São Paulo, Nobel, 1984. COURANT, R. et al. O que é Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2000. IEZZI, G. Coleção Fundamentos de matemática elementar. São Paulo: Atual, 2004..

Bibliografia Complementar
BERLOQUIN, Pierre. 100 jogos lógicos . 2. ed. - Lisboa: Gradiva, 1991. 128p. (O prazer da matemática; 4). CARAÇA, B.J. Conceitos Fundamentais de Matemática . Lisboa: Editora Gradiva, 2002. D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática : elo entre as tradições e a modernidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 109 p. DAVIS, P.J. e Hersh, R. A experiência Matemática. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1985. GARDNER, Martin. Ah, apanhei-te!: paradoxos de pensar e chorar por mais.... Lisboa: Gradiva, 1993. 244p. - (O prazer da matemática; 12) LIPSCHUTZ, S. Teoria dos conjuntos. Rio de Janeiro, McGraw-Hill, 1963.
Carregando...