Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ( ECH14304 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender discussões sobre a questão ambiental no contexto da sustentabilidade e discutir sobre práticas educativas ambientais no cotidiano da educação do campo. Comparar as orientações contidas nos padrões e diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental aliada à realidade do campo, como um ato político, destacando a relação entre o ser humano e natureza de forma interdisciplinar.

Ementa
Educação Ambiental: princípios éticos e filosóficos na relação sociedade/natureza. O estudo histórico e crítico da educação ambiental e da política ambiental no Brasil e no mundo. Sociedade civil, movimentos sociais e educação ambiental. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Contribuições da Educação Ambiental para da segurança e saúde ambiental e humana. Análise de materiais didáticos e estratégias pedagógicas relacionadas à educação ambiental.

Bibliografia
BRANCO, S. Meio Ambiente e Educação Ambiental na Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Paulo: Ed. Cortez, 2007. CAPRA. Fritjof et al. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Ed. Cultrix, 2006. 312p. GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996. 120p. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. 4. ed. São Paulo. Cortez, 2007.

Bibliografia Complementar
BOTELHO, J. M. L. Educação Ambiental e Formação de Professores. Ji-Paraná (RO): Gráfica Líder, 2000. CARVALHO, I. C. M. Qual educação Ambiental? Elementos para um debate sobre educação ambiental e extensão rural. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre, v. 2, n. 2, abr./jun.2001. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/qual_educacao_ambiental_20.pdf >. Acesso em: 2 out. 2014. CARVALHO, I. C. M.; GRÜN, M. e TRAJBER, R. (Orgs). Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental. Brasília. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECADI. Brasília, 2006. Edição eletrônica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao4.pdf. Acesso em: 15 jan. 2017 FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. TALAMONI, J. Educação Ambiental: da Prática Pedagógica à Cidadania. São Paulo: Ed. Escrituras, 2003.
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