Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
GÊNEROS, SEXUALIDADES E REPRESSÃO ( ECH14303 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender a fundamentação teórico-conceitual de corpo, gênero e sexualidade. Conhecer e compreender a construção social do corpo, do gênero e da sexualidade. Conhecer e compreender os processos de normatização dos comportamentos de gênero e da sexualidade. Compreender e reconhecer a importância dos movimentos de luta e combate à repressão e normatização das relações de gênero  e sexualidade. Identificar novos processos de luta e empoderamento a partir das experiências de mulheres do Campo e de sua comunidade LGBTTQI+.

Ementa
A presente disciplina se propõe ao estudo e debate dos conceitos de corpo, gênero e sexualidade, suas construções sociais; bem como da (des) construção do modelo binário e da heteronormatividade que determinam as orientações e relações afetivas e sexuais, até os dias atuais. Contempla a investigação sobre os movimentos das minorias sexuais que expandiram o território da história, ressignificando a narrativa historiográfica, sua semântica, seus processos discursivos e representativos, em desconstrução aos modelos hegemônicos. Entende-se, aqui, o corpo como realidade biopolítica, por onde atravessam diferentes relações de poder. Procura-se dentificar tais relações nas diferentes realidades e nos diferentes espaços do campo, propondo o diálogo com as experiências das mulheres e da comunidade LGBTTQI+ deste.

Bibliografia
AQUINO, J. G. (org.). Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997. BOSSA, Nádia. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994. CHAUÍ, Marilena. Repressão sexual: essa nossa (des)conhecida. São Paulo: Brasiliense, 1992. GTPOS, ABIA, ECOS. Guia de Orientação Sexual: diretrizes e metodologia. 4a ed. São Paulo: Casa do psicólogo, 1994. FOUCAULT, M. A história da sexualidade. Rio de Janeiro: Graal, 1997. KAPLAN. H.S. Enciclopédia Básica de Educação Sexual. Rio de Janeiro: Record, 1983. KUPFER, Maria Cristina. Freud e a educação:o mestre do impossível.. São Paulo: Scipione, 1989. LOURO, Guacira Lopes(org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte:  Autêntica, 1999. RIBEIRO, P. R. M. Educação sexual além da informação. São Paulo: EPU, 1990. SUPLICY, Marta. Conversando sobre sexo. Rio de Janeiro: Vozes, 1990. ________. Sexo se aprende na escola. São Paulo: Olho d'Água, 1998. VIDAL, Diana G. Sexualidade e docência feminina no ensino primário do Rio de Janeiro (1930- 1940). In: BRUSCHINI, Cristina; HOLLANDA, Heloísa B. (Org.). Horizontes plurais: novos estudos de gênero no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1998.

Bibliografia Complementar
BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. (Tradução Renato Aguiar) Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2003. BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. CHARTIER, Roger. Diferenças entre os sexos e dominação simbólica, Cadernos PAGU,no.4, Unicamp,1995. CORRÊA, Mariza. “Repensando a família patriarcal brasileira: notas para o estudo das formas de organização familiar no Brasil”. In: Colcha de Retalhos: Estudos sobre a família no Brasil. Campinas: Editora da universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 1993. LÉVI-STRAUSS, Claude. “A Família”, In: Harry L. Shapiro. Homem, Cultura e Sociedade, São Paulo, Ed. Fundo de Cultura, 1956. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997 RAGO, Margareth. Epistemologia feminista, gênero e história IN: Pedro, Joana; Grossi, Miriam (orgs.)- MASCULINO, FEMININO, PLURAL. Florianópolis: Ed.Mulheres,1998 SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99. Jul./dez., 1995.
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