Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado I ( ECH14282 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
Vivenciar, analisar e discutir o processo ensino-aprendizagem em escolas de Ensino Fundamental e, a partir dele, produzir conhecimentos para a intervenção na escola, norteados pelas tendências da teoria crítica da Educação. Planejar, intervir e avaliar tomando como base o projeto político-pedagógico da escola. Articular os saberes e fazeres dos regentes de classe, docentes e discentes tomando como perspectiva a pedagogia da alternância. Internalizar os pressupostos ético-políticos como princípios pedagógicos essenciais para a prática docente. Fomentar a prática investigativa a partir da postura crítico-reflexiva.

Ementa
Observação da prática cotidiana dos gestores escolares e dos coordenadores pedagógicos. Conhecimento e análise da elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico, do Plano de Gestão Escolar e dos projetos e sub-projetos pedagógicos das unidades escolares. Conhecimento da legislação normativa brasileira, dos demais instrumentos e dispositivos legais-normativos sobre o funcionamento das unidades escolares e de suas instâncias internas e externas de participação e sua prática efetiva.

Bibliografia
LIBÂNEO, J.C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. São Paulo: Alternativa, 2001. LUCK, H.; GIRLING, K.; SHERRY, K. A Escola Participativa:  o trabalho do gestor escolar. Petrópolis: Vozes, 2005. OLIVEIRA, D. & DUARTE, M. Política e Trabalho na Escola:  a administração dos sistemas públicos de educação básica. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 

Bibliografia Complementar
BRUNO, E. ALMEIDA, L.; CHRISTOV, L. O Coordenador Pedagógico e a Formação Docente.  São Paulo: Loyolla, 1999. HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação:  os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1996. MENDONÇA, E. G. A regra e o jogo:  democracia e patrimonialismo na educação brasileira. Campinas: Lapplane/Unicamp, 2000. OLIVEIRA, M. A. Gestão Educacional:  novos olhares, novas abordagens. Petrópolis: Vozes, 2005. VEIGA, I. & FONSECA, M. As dimensões do projeto político-pedagógico.  Campinas: Papirus,
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