Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projeto Int. de Ensino, Pesquisa e Extensão no Campo IV ( ECH14281 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Elaborar projeto de investigação crítica da realidade, a partir de temas/problemáticas escolhidas e objetivos definidos. Realizar o processo de investigação e intervenção crítica da realidade das escolas e comunidades do campo. Organizar e sistematizar o conhecimento produzido. Planejar, desenvolver e executar atividades extensionistas. Possibilitar ao estudante reflexões acerca do âmbito do ensino por meio acerca de observações e vivências nas escolas do campo.

Ementa
Investigação em Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza. Elaboração de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão a serem construídos e implementados em escolas do campo com a participação da comunidade. Parte da carga horária desta disciplina é reservada para planejamento, desenvolvimento e execução de atividades extensionistas. Oestudante terá também a possibilidade de compreender o espaço escolar como potencial espaço de pesquisa e extensão no qual seu projeto poderá proporcionar intervenções e/ou reflexões no âmbito do ensino.

Bibliografia
BACHELARD, Gaston.  A formação do espírito científico:  contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Repensando a Pesquisa Participante . São Paulo: Brasiliense, 1986. DEMO, Pedro. Metodologia científica em Ciências Sociais . São Paulo: Atlas ,1995.

Bibliografia Complementar
CAMPOS, Maria Cristina da Cunha; NIGRO, Rogério G.  Didática de ciências : o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: Ed. FTD, 1999. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de.  Ensino de Ciências  - unindo a pesquisa e a prática. Cengage Learning Editores, 2004. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes.  Um desafio para a didática : experiências, vivências, pesquisas. 2. ed. -. São Paulo: Loyola, 1991 FREIRE, Paulo.  Educação como prática da liberdade . São Paulo: Paz e Terra, 2009. KÖCHE, José Carlos.  Fundamentos de metodologia científica : teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. PEREIRA, Júlio César R.  Análise de dados qualitativos : estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. 3. ed. São Paulo: Edusp: FAPESP, 2001.
Carregando...