Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projeto Int. de Ensino, Pesquisa e Extensão no Campo III ( ECH14277 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Perceber as ciências humanas, sociais e da natureza como possibilidades de desencadear a reflexão e entendimento da realidade. Contribuir para a compreensão e análise do desenvolvimento científico do pensamento humano. Analisar cientificamente as temáticas básicas das relações culturais da nossa sociedade, como um processo dinâmico de alterações sociais. Discutir temas atuais para nortear a formação humanística do educador do campo, constituindo as bases para o comprometimento com o desenvolvimento político-cultural, socioeconômico e ambiental. Estabelecer relações e exercícios de cidadania crítico e ético, o cumprimento da responsabilidade social com a melhoria da qualidade de vida pessoal, individual e coletiva. Planejar, desenvolver e executar atividades extensionistas. Possibilitar ao estudante reflexões acerca do âmbito do ensino por meio acerca de observações e vivências nas escolas do campo.

Ementa
Contextualização da problemática de pesquisa e extensão em escolas do campo. Pesquisa exploratória, levantamento de dados de regiões e comunidades do território nacional e internacional com características específicas, com dimensões política, social, cultural, histórica, econômica, ambiental, educacional e étnico-racial e seus impactos nas escolas do campo. Revisão de literatura. Estado da arte. Parte da carga horária desta disciplina é reservada para planejamento, desenvolvimento e execução de atividades extensionistas. O estudante terá também a possibilidade de compreender o espaço escolar como potencial espaço de pesquisa e extensão no qual seu projeto poderá proporcionar intervenções e/ou reflexões no âmbito do ensino.

Bibliografia
BAUMAN, Zygmunt.  Globalização :  as consequências humanas . Rio de Janeiro: J. Zahar, 1999. MOLINA, M.C. Educação do campo e Pesquisa II : questões para reflexão. (org). Brasília: MDA/MEC, 2010. ROSS, Jurandyr L. S. (org.) Geografia do Brasil . São Paulo: EDUSP, 2005.

Bibliografia Complementar
ALMEIDA, Rosângela; PASSINI, Elza Yasuko.  O espaço geográfico : ensino e representação. 15. ed. São Paulo: Contexto, 1989. ARENDT, Hannah.  A condição humana . 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. BAUMAN, Zygmunt.  Comunidade : a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2003. FOUCAULT, Michel.  Microfísica do poder . 24. ed Rio de Janeiro: Graal, 2007. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização . Rio de Janeiro: Record, 2002. 
Carregando...