ANDRADE, L. T. de. Professores-leitores e sua formação . Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2004.
BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita . São Paulo: Cortez, 2006. CAVALCANTE, M. M. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013.
BRITO, L. P. L. O ensino da leitura e da escrita numa perspectiva transdisciplinar . In: CORREA, D. A.; SALEH, P. B. de O. Práticas de letramento no ensino: leitura, escrita e discurso . São Paulo: Parábola editorial, 2007, p. 53-77.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens da escola . In: ROJO, R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola editorial, 2012, p. 11-31.
SANTOS, L. W.; RICHE, R. C.; TEIXEIRA, C. S. Produção de textos orais e escritos. Análise e produção de textos . São Paulo: Contexto, 2012, 97-133.