Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Práticas de Ensino em Pedagogia da Alternância IV ( ECH14275 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
Refletir sobre as especificidades e intencionalidades da pedagogia da alternância para a formação de educadores/as das e para as escolas do campo. Discutir sobre os principais desafios na implementação dessa metodologia de ensino no atual contexto sócio-histórico. Potencializar as iniciativas e possibilidades da pedagogia da alternância nas escolas do campo mediações de uma educação crítica e libertadora.

Ementa
Pedagogia da Alternância e a licenciatura em educação do campo: práticas metodológicas e organizativas para a formação de educadores/as para as escolas do campo. 

Bibliografia
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra . 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia:  saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.    LINHARES, Célia. (Org.)  Os professores e a reinvenção da escola:  Brasil e Espanha. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Bibliografia Complementar
BUENO, Marília da Costa Mello; SANTOS, Ramofly Bicalho dos. Educação do campo, pedagogia da alternância e formação do educador . Educação & Linguagem. v. 19,  n. 1, p. 189-204, jan.-jun. 2016. FERNANDES, Florestan. O desafio educacional . São Paulo, 1989. FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1977.   FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Pedagogia da conscientização:  um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. JESUS, Janinha Gerke de. Formação dos Professores na Pedagogia da Alternância:  saberes e fazeres do campo. Vitória, ES: GM, 2011.
Carregando...