Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Práticas de Ensino em Pedagogia da Alternância II ( ECH14264 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
Desenvolver por intermédio da prática concreta, habilidade no âmbito da auto-organização dos estudantes. Exercitar o planejamento coletivo com divisão de tarefas e responsabilidades durante o tempo universidade e o tempo comunidade. Desenvolver dinâmicas e mecanismos que possibilitem os processos de avaliação e melhoramento dos processos coletivos e organizativos nas escolas do campo.

Ementa
Pedagogia da Alternância e planejamento coletivo: habilidades e competência para organização e desenvolvimento do trabalho coletivo nas escolas do campo. Prática e vivência da dinâmica de distribuição de tarefas e responsabilidades na Educação do Campo (TC e TU). 

Bibliografia
Alternância.  v. 1 n. 2. Brasília: União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas, 2006. FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Pedagogia da conscientização:  um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. LUEDEMANN, Célia da Silveira. Aton Makarenko:  vida e obra – a pedagogia na revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2002.

Bibliografia Complementar
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra . 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004. CALDART, Roseli Salete; FREITAS, Luiz Carlos; SAPELLI, Marlene Lucia Siebert. (Orgs.). Organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo:  ensaios sobre complexos de estudo. São Paulo: Expressão Popular, 2015. MST. Método de trabalho e organização popular . São Paulo: Setor de Formação/MST. 2005. PELOSO, Ranulfo. (Org.). Trabalho de base: seleção de roteiros organizados pelo cepis. São Paulo: Expressão Popular, 2012. PISTRAK, Moisey M. Fundamentos da escola do Trabalho . São Paulo: Expressão Popular, 2011. 
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