Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Sociologia da Educação ( ECH14328 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender o surgimento e as características das principais correntes teóricas da sociologia clássica e suas influências no campo da educação. Propiciar aos estudantes um olhar crítico sociológico dos fatos atuais de enfoque emergente na educação, conduzindo-os à reflexão sociopolítica, humanista e dialética, favorecendo possíveis transformações na educação social do século XXI. Analisar as diferentes teorias sociológicas das classes sociais e suas implicações para análises da educação escolar e não escolar. Desenvolver análises reflexivas e elaboração teórica sobre a problemática social e educacional no atual contexto sócio-histórico do/no campo brasileiro e suas relações com os processos sociais.

Ementa
Estudo do surgimento e das correntes teóricas da sociologia da educação. Função da escola e dos sistemas de ensino na sociedade contemporânea, analisando sujeitos, currículos, representações sociais e espaços educativos. Educação, cultura e sociedade. Educação e desigualdades sociais. Processos educativos e processos sociais.

Bibliografia
FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade . 6ª ed. São Paulo: Símbolo, 1986 SOUZA, João Valdir Alves de. Introdução à sociologia da educação . Belo Horizonte: Autêntica, 2007. TEDESCO, Juan. A sociologia da educação.  3. ed. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1989.

Bibliografia Complementar
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas.  A construção social da realidade : tratado de sociologia do conhecimento. 22. ed. - Petrópolis: Vozes, 2002. PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Org.).  História da cidadania.  5. ed. São Paulo: Contexto, 2010 RODRIGUES, Alberto Tosi.  Sociologia da educação . 3. ed. - Rio de Janeiro: DP&A, 2002. SAVIANI, Dermeval.  Escola e democracia . 41. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2009 TEDESCO, Juan Carlos.  O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna . São Paulo: Ática, 2002.
Carregando...