Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Psicologia da Educação ( ECH14263 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Contextualizar o nascimento da psicologia enquanto ciência e caracterizar o seu objeto de estudo; Compreender as teorias psicológicas e sua contribuição à educação, de maneira a garantir um conhecimento científico global do processo educativo, principalmente no que tange à educação do campo; Estudar e distinguir as diferentes teorias da aprendizagem e desenvolvimento humano e suas interfaces com a educação do campo; Aprofundar acerca da importância dos estudos na área psicológica da aprendizagem e o processo de formação de professores vinculados às demandas da educação do campo.

Ementa
História da Psicologia e o nascimento da Psicologia científica. A Psicologia e seu objeto de estudo. Introdução à Psicologia da Educação. Principais teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano: Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise, Piaget e Vigotski e suas relações com a educação. Psicologia e a formação do professor.

Bibliografia
KUPFER, M. C. M. Freud e a educação:  o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1992. LA TAILLE, Y.; PINTO, H. D.de S.; OLIVEIRA, M. K. de. Piaget, Vygotsky , Wallon : teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. MACHADO, A. M.et al. Psicologia e direitos humanos : educação inclusiva, direitos humanos na escola. São Paulo: Casa do Psicólogo: Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia: Comissão Nacional de Direitos Humanos, 2008.

Bibliografia Complementar
BIGGE, M. Teorias da aprendizagem para professores . São Paulo: M. G. Editores Associados, 1977. BOCK, A.M.M. Psicologias:  uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008. DAVIDOFF, L. L. Introdução à Psicologia . São Paulo: MacGrawHill, 1983. FREUD, S. Edição standard Brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969-1994. GOULART,I.B. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica.   Petrópolis: Vozes, 1987.
Carregando...