Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação para as Relações Étnicorraciais ( ECH14262 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Discutir conceitos como: preconceito racial, diversidade, estereótipos, identidade, corporeidade, civilidade, ancestralidade. Contribuir para a difusão de informações sobre a situação do negro no Brasil ontem e hoje e estabelecer propósitos que favoreçam seu presente e futuro, em âmbito nacional, regional e local. Fomentar a elaboração de práticas pedagógicas e um currículo antirracista que dialogue com o conceito de diversidade étnico-racial; bem como implementar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação da Relações Étnico-Racial. 

Ementa
Promover uma reflexão reinterpretativa do pensamento social Brasileiro e de algumas ideias surgidas no cenário internacional, acerca dos conceitos de raça, cor, preconceito, discriminação, igualdade, diferença, equidade, racismo institucional e outros, centrais ao entendimento da origem e da estruturação das desigualdades, social, racial e de gênero entre os grupos étnico-raciais no Brasil. Oferecer elementos que colaborem para a elaboração, desenvolvimento e aprimoramento de práticas pedagógicas centradas na educação para a convivência em e na  diversidade. Assim como no ensino para aprendizagem e produção de conhecimento sobre África, africanos e afro-Brasileiros.

Bibliografia
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura - MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.  Brasília: MEC, 2004. ______. Superando o Racismo na escola . 2a. ed. revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. MUNANGA, Kabengele. Origens africanas do Brasil contemporâneo . São Paulo: Global, 2009.

Bibliografia Complementar
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade .Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro.10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.  ______. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Trad. Adelaine La Guardia Resende et alii. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. ______. Intelectuais negras. Trad. Marcos Santarrita. Revista Estudos Feministas , Florianópolis, vol.3, n. 2, p. 463-478, 1995. HOOKS, Bell. Race and Representation . Boston: South and Press, 1992. ZERBO Joseph Ki, História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África. – 2.ed. rev. – Brasília: UNESCO, 2010. 992 p.
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