Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Teoria do currículo e curríc. da Educ. do Campo ( ECH12394 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
a) Compreender o currículo como importante instrumento de viabilização do direito à educação. b) Identificar as principais teorias curriculares (os diversos campos e diferentes formas de organização). c) Analisar o currículo como espaço de poder, cultura, ideologia e hegemonia. d) Examinar as novas Diretrizes Curriculares Nacionais e legislações correlatas. e) Articular conhecimentos teórico-práticos sobre currículo e suas relações com os processos de ensino e aprendizagem, para subsidiar e fundamentar a prática pedagógica no exercício da profissão nas escolas do campo.

Ementa
Ementa: Conceito de currículo escolar. Teorias do currículo. Tendências curriculares no Brasil. Currículo, cultura e sociedade. Projeto pedagógico da educação do campo. Currículos da educação básica. Formação dos professores e currículo escolar do campo. Currículo, ensino e aprendizagem, e as especificidades das populações do campo.

Bibliografia
APPLE, M. Ideologia e Currículo . São Paulo: Brasiliense, 1982. ARROYO, Miguel Gonzalez, CALDART, Roseli Salete e MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma educação do campo . 5. ed. 3. reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. LOPES, Alice Casimiro. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade : uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Bibliografia Complementar
ABENSUR, Patrícia Lima Dubeux. Currículo: o jeito Freireano de fazer. Revista eletrônica de educação. São Carlos. SP: UFSCar, v. 6, n 2, p. 289-310, nov. 2012. Disponível em HTTP://.reveduc.ufscar.br. CALDART, R. S., STÉDILE, M. E. e DAROS, D.(org.) Caminhos para transformação da escola 2: agricultura camponesa, educação politécnica e escolas do campo. São Paulo: Expressão Popular, 2015. FERRAÇO, Carlos Eduardo (Org.). Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2005. – (Série cultura, memória e currículo; v. 6). MOREIRA, A. F. B. e SILVA, T. T. da. (Orgs.). Currículo, sociedade e cultura. São Paulo: Cortez, 1994. ROCHA, Arlindo Nascimento. Currículo escolar: uma visão histórica da evolução do conceito de Currículo Escolar. Disponível em  http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/135/115. SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/ método no processo pedagógico. Campinas: Autores Associados, 1994.
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