Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Filosofia da Educação ( ECH12277 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Geral Apresentar um panorama histórico-filosófico da educação ocidental percebendo continuidades e rupturas nos seus objetivos e objetos e explicitar paradigmas e correntes de pensamento educacionais contemporâneos situando-os em sua historicidade e sua influência no Brasil. - Específicos a) Discutir as grandes questões e dilemas relacionados aos fundamentos filosóficos da educação no Brasil; b) Desenvolver a capacidade de análise e interpretação crítica das principais posições filosóficas sobre a educação; c) Vincular a atividade filosófica ao cotidiano da prática política-pedagógica; d) Aprofundar a reflexão acerca dos princípios filosóficos da educação do campo.

Ementa
Considerações acerca da leitura de textos filosóficos. Consciência mítica e consciência filosófica. A filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea. Teoria do conhecimento e educação. Estudo de temas recorrentes na filosofia contemporânea (Fenomenologia, Existencialismo, Positivismo e Marxismo; Filosofia da linguagem; O novo espírito científico; Função social da escola). A filosofia e sua implicação no processo de formação do homem. Tendências pedagógicas.

Bibliografia
ARROYO, Miguel Gonzalez; CLADART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 12. ed. 5ª re. São Paulo: Ática, 2002. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. SAVIANI, Dermeval. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1993. SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 30. ed.Campinas, SP: Autores Associados, 1995. (Coleção polêmicas do nosso tempo). SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da educação: construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994.

Bibliografia Complementar
ARANANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à filosofia. 2. ed. rev. atual. São Paulo: Moderna, 1993. ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1986. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. LUCKESI, Carlos Cipriano. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994. KONDER, Leandro. Filosofia e educação: de Sócrates a Habermas. 2. ed. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2010. MST. Princípios filosóficos e pedagógicos das escolas dos assentamentos. Porto Alegre, 1996. (Caderno de Educação n. 8). TSETUNG, Mao. Sobre a prática e sobre a contradição. São Paulo: Expressão Popular, 2005.
Carregando...