Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Movimentos sociais e educação ( ECH11937 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
a) Fornecer aos educandos elementos teóricos para compreender a história dos movimentos sociais e sua articulação com as propostas pedagógicas de escolas possíveis, reais e desafiadoras. b) Estimular a reflexão em torno das possibilidades de construção de uma escola pluralista, democrática e politizada diante da realidade social e política contemporânea, permeada pelo multiculturalismo e pluripartidarismo em sentido lato; c) Desenvolver o debate acerca das formas de lidar com a identidade conflitante dos diferentes segmentos sociais, raciais, étnicos, de gênero e de classe na escola contemporânea; d) Refletir e problematizar sobre o caráter educativo dos Movimentos Sociais do Campo na atualidade; e) Aprofundar nas temáticas da Educação Popular e da Pedagogia do Oprimido.

Ementa
Os movimentos sociais: conceitos, tipos, elementos constitutivos, história, teoria e sua forma de organização. Dimensões educativas dos movimentos sociais e sua influência no âmbito educacional. Relação entre política, sociedade civil e os modos de se pensar a educação e a organização desta em torno das lutas sociais por direitos civis e políticos. Cidadania. Educação Popular. Movimentos Sociais na atualidade e o caráter educativo. Os processos educativos nos diversos lócus sociais em particular no campo.

Bibliografia
ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de e JEZINE, Edineide (Orgs). Educação e Movimentos Sociais: novos olhares. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007. CANÁRIO, R (Org). Educação Popular e Movimentos Sociais. Lisboa: EDUCA – Universidade de Lisboa, 2007. GOHN, Maria da Glória. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997. GONH, Maria da Glória. Movimentos Sociais e redes de mobilização civil no Brasil contemporâneo. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Bibliografia Complementar
CALDART, Roseli. Pedagogia do MST : escola é mais do que escola. Petrópolis: Vozes, 2000. FREIRE, Paulo.  Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. JEZINE, Edineide, ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de (Orgs.). Educação e movimentos sociais : novos olhares. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007. GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação . São Paulo: Editora Cortez, 1999.  SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013. SANTOS, Emerson dos Santos, et al. (orgs). Educação Popular, Movimentos Sociais e Formação de Professores : diálogos entre saberes e experiências brasileiras. Petrópolis, RJ: DP et Alii: Rio de Janeiro: FAPERJ, 2010. 
Carregando...