Geral
- Reconhecer que a ciência econômica não é exata;
- Reconhecer que o curso é baseado na principal corrente econômica vigente: a neoclássica;
- Identificar os principais pressupostos da corrente neoclássica;
- Identificar “para que serve” e “para que não serve” o ferramental desta corrente econômica.
Quanto a microeconomia:
- Explicar os conceitos de custo econômico, custo contábil, custo de oportunidade, custo irrecuperável, custo total, custo fixo, custo variável, custo marginal, custo médio; receita total, receita marginal, receita média; lucro contábil, lucro econômico;
- Identificar os diversos tipos de custo em situações-problema;
- Calcular custos, receitas, lucros em diversas situações-problema;
- Identificar as estruturas de mercado arquetípicas e avaliar suas implicações para as firmas e para a sociedade;
- Definir as quantidades ótimas que as firmas devem produzir e dos insumos a serem utilizados considerando como objetivo o lucro máximo;
- Relacionar consequências sociais e ambientais da modelagem econômica neoclássica.
Quanto a macroeconomia:
Criticar as políticas monetária, fiscal e cambial vigentes no país e suas implicações produtivas, sociais e ambientais.
Para tal, o aluno deverá ser capaz de:
- Explicar o significado dos índices envolvidos na contabilidade nacional (PIB, PNB, Renda nacional) sua composição e sua interação;
- Interpretar as estatísticas macroeconômicas nacionais em boletins publicados pelo IBGE;
- Explicar os métodos para avaliação do custo de vida/taxa de inflação (IPC; IPCA; deflator do PIB);
- Relacionar/explicar os principais fatores de crescimento econômico;
- Identificar a composição de um sistema financeiro (as instituições financeiras mais importantes e seu funcionamento);
- Explicar os efeitos de poupança e investimento nas contas de renda nacionais;
- Explicar o conceito de desemprego e avaliar as principais variáveis que incidem sobre este índice;
- Explicar o sistema monetário, quais são os mecanismos de geração de inflação bem como identificar os custos da inflação;
- Ser capaz de responder as seguintes perguntas: - O que provoca flutuações de curto prazo na economia? As políticas públicas podem fazer algo para impedir ou reverter períodos de recessão ou depressão econômica? O que?
- Explicar o efeito das políticas monetária e fiscal sobre as flutuações econômicas de curto prazo e como podem ser utilizadas;
- Explicar o "tradeoff" entre inflação e desemprego no curto prazo;
- Diferenciar entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico.