Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Sociedade da Informação: relações e impactos na arte, na arquitetura e na cidade ( PGAU1211 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Geral: Compreender como a tecnologia digital altera os modos de concepção, recepção e distribuição das artes, arquitetura e cidade e instauraram um novo paradigma estético. Específicos: Desenvolver pensamento crítico em relação à produção contemporânea em arte e arquitetura; Relacionar arte digital e espaço urbano; Promover a compreensão de conceitos relacionados à cibernética; Compreender os princípios da estética digital;

Ementa
A tecnologia digital como fenômeno contemporâneo: as influências nos modos de conceber, produzir e receber o espaço. Abordagem do arcabouço conceitual e filosófico que apresenta as bases para o pensamento informacional. Estudos sobre arte, arquitetura e cidade vinculados à tecnologia digital.

Bibliografia
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994. CARPO, M. The digital Turn in Architecture. United kingdom: John Wiley, 2013. FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Relume Dumará, 2002. FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Organização de Rafael Cardoso. São Paulo: Cosac Naify, 2007. GIANNETTI, Claudia. Estética Digital: Sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: C/ Arte, 2006. KOWALTOWSKI, D. et al. O processo de projeto em arquitetura da teoria à tecnologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. 2 ed. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2008. OXMAN, Rivka. Theory and design in the first digital age. Design Studies, v. 27, n. 3, p. 229-265, 2006. PASK, G. The architectural relevance of cybernetics. In: MENGES, Achim; AHLQUIST, Sean. Computational design thinking. West Sussex: John Willey & Sons, 2011. p. 68-77. WILSON, Stephen. Information arts: intersections of art, science, and technology. Cambridge; London: The MIT Press, 2003.

Bibliografia Complementar
BISHOP, Claire. Participation: Documents of Contemporary Art. Cambridge: MIT Press, 2006. ______ Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship. Londres: Verso, 2012. BOURIAUND, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009. DUBBERLY, Hugh; PANGARO, Paul. What is conversation? How can we design for effective conversation? Interactions, v. 26, n. 4, p. 22-28, July-Aug. 2009. Disponível em: /www.dubberly.com/articles/what-is-conversation.html>. Acesso em: 19 mai. 2021. ______. How cybernetics connects computing, counterculture, and design. Wlaker Art Center – Hippie Modernism: The Struggle for Utopia – Exhibit Catalog – October 2015. DUBBERLY, Hugh; PANGARO, Paul; HAQUE, Usman. What is interaction? Are there different types? Interactions, v. 26, n, 1, p. 69-75, Jan.-Feb. 2009. Disponível em: /www.dubberly.com/articles/what-is-interaction.html>. Acesso em: 19 mai. 2021. JOHNSON, S. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário: O desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001. PARENTE, André. Imagem-máquina: A era das tecnologias do Virtual. São Paulo: ed 34, 1993. SILVA, A.; SUTKO, D. Digital Cityscapes: merging digital and urban playspaces. New York: Peter Lang, 2009. TSCHERTEU, Gernot; TOMITSCH, Martin. Designing urban media environments as cultural spaces. In: CHI 2011 WORKSHOP ON LARGE URBAN DISPLAYS IN PUBLIC LIFE, May 2011, Vancouver, Canadá. Não paginado. Disponível em: /largedisplaysinurbanlife.cpsc. ucalgary.ca/PDF/tscherteu_final.pdf>. Acesso em: 19 mai. 2021.
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