Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Interação Homem - Computador ( DCE16389 )
Unidade:
Departamento de Computação e Eletrônica
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Discutir a importância do desenvolvimento de software centrado no ser humano. [Familiaridade]. Resumir os preceitos básicos da interação psicológica e social. [Familiaridade] Desenvolver e usar um vocabulário conceitual para analisar a interação humana com o software: affordance, modelo conceitual, feedback, e assim por diante. [Uso] Definir um processo de design centrado no usuário que tenha explicitamente em conta o fato de que o usuário não é como o desenvolvedor ou seus conhecidos. [Uso] Criar e realizar um teste de usabilidade simples para um aplicativo de software existente. [Avaliação] Realizar e documentar uma análise de das necessidades de um grupo identificado de usuários. [Avaliação] Criar um aplicativo simples, juntamente com ajuda e documentação, que ofereça interface gráfica [Uso] Realizar uma avaliação quantitativa e discutir / relatar os resultados. [Uso] Discutir pelo menos um padrão de design de interface de usuário nacional ou internacional. [Familiaridade]

Ementa
Exemplos de aplicação da IHC. Princípios do bom design e designers. Processos para desenvolvimento centrados no usuário, Medidas para avaliação de interface. Heurísticas de usabilidade e os princípios de teste de usabilidade. Características físicas do usuário que influenciam o design da interação. Considerações sobre acessibilidade (cognitiva, motora, etária, etc.). Modelos cognitivos, sociais, e emocionais que influenciam no design da interação. Padrões e recomendações para interface com o usuário.

Bibliografia
ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador. Bookman, 2013. HECKEL, P. Princípios para o Projeto de Interfaces Amigáveis. Editora Campos, 1996. ROCHA, H. da; BARANAUSKAS, M. Design e Avaliação de Interfaces Humano-Computador. Escola de Computação, 2000.

Bibliografia Complementar
Material Design. Disponível em https://material.io/ (2017/1) Apple Design Guides. Disponível em https://developer.apple.com/design/ (2017/1) NORMAN, Donald A. The Design of Everyday Things: Revised and Expanded Edition. Basic Books, 2013. ZAPHIRIS, Panayiotis; KURNIAWAN, Sri. Human Computer Interaction Research in Web Design and Evaluation. IGI Global, 2007. KALBACH, James. Designing Web Navigation: Optimizing the User Experience. O'Reilly Media, Inc, 2007.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.