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Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos de Computação Gráfica e Mídias Digitais ( DCE16381 )
Unidade:
Departamento de Computação e Eletrônica
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Identificar usos comuns das mídias digitais (por exemplo, computação gráfica, som). [Familiaridade] Explicar em termos gerais, como os sinais analógicos podem ser representados por amostras discretas [Familiaridade] Explicar como os limites da percepção humana afetam as escolhas na representação digital dos sinais analógicos. [Familiaridade] Descrever as diferenças entre técnicas de compressão de imagem com perda e sem perda empregados em formatos tais quais JPG, PNG, MP3, MP4 e GIF. [Familiaridade] Descrever os modelos de cores e sua utilização em dispositivos de exibição de gráficos. [Familiaridade] Entender os prós e contras do armazenamento de dados em oposição ao reprocessamento, como na diferença entre renderização vetorial e raster. [Familiaridade] Desenvolvimento de um programa simples que manipule uma mídia digital representado em formato padrão. [Uso]

Ementa
Digitalização de dados analógicos, resolução e os limites da percepção humana. Imagens vetoriais e rasterizadas: quando o reprocessamento é melhor que o armazenamento e vice-versa. Modelos de cores aditivas e subtrativas (CMYK e RGB). Formatos de mídia digital padrão, incluindo formatos com e sem perdas. Animação como uma sequência de imagens estáticas. Aplicações de mídia, incluindo interfaces de usuário, edição de áudio e vídeo, mecanismos de jogo, CAD, visualização, realidade virtual, entre outras atualidades. Uso de linguagem de programação na manipulação (ex. exibição) de formatos de mídia padrão.

Bibliografia
CONCI, Aura; AZEVEDO, Eduardo; LETA, Fabiana R. Computação Gráfica: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 407 p. SAVAGE, Terry Michael; VOGEL, Karla E. An Introduction to Digital Multimedia. Jones \& Bartlett Publishers, 2013. CREWS, T. B.; MAY, K. B. Digital Media: Concepts and Applications. [s.l.] Cengage Learning, 2016.

Bibliografia Complementar
GUAN, L.; KUNG, S. Y.; HE, Y.; KUNG, S. Y.; LARSEN, J. (Eds.). Multimedia Image and Video Processing. CRC press. 2000. STEINMETZ, R. Multimedia: Computing Communications \& Applications. Pearson Education, 2012. GOMES, J.; VELHO, L. Computação Gráfica: imagem. IMPA, 2002. FILHO, Wilson de Pádua Paula. Multimídia: Conceitos e Aplicações. 2a ed. LTC, 2011. PARENT, R. Computer Animation: Algorithms and Techniques. Elsevier Science, 2012.
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