Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO DE ARTES VISUAIS I ( LCE14450 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
205
Número de Créditos:
9

Objetivos
• Compreender o estágio como ação investigativa que envolve planejamento e como campo para pesquisa em suas diversas etapas;  • Reconhecer, compreender e vivenciar em observações, análises, leituras e intervenções como os conhecimentos sensíveis, estéticos, históricos, artísticos e culturais que circulam e constituem o conhecimento universal se apresentam na escola;  • Conhecer quais são os fundamentos que norteiam os documentos oficiais do ensino da arte para compreender qual a formação e que professor de arte está inscrito neles.   • Conhecer para distinguir e compreender as propostas metodológicas a partir dos referenciais teóricos que as fundamentam;  • Analisar como as propostas metodológicas para a educação da arte podem ser apropriadas e contextualizadas para compreender a inserção delas nas escolas;   • Conhecer a realidade escolar a partir da pesquisa de campo na educação, de seus princípios e métodos para compreender e propor práticas intencionadas pela teoria e compreender a escola como lugar de ensino com suas fronteiras delimitadas, reguladas e disciplinadas e como espaço sem fronteiras, de atravessamentos de outros territórios e saberes.   • Analisar o cotidiano escolar e as práticas pedagógicas propostas para as Artes Visuais e planejar e propor projetos para a realidade pesquisada. 

Ementa
O desenho da criança até seis anos. Desenvolvimento do grafismo infantil. Materiais, recursos, métodos procedimentos e planejamento na Educação Infantil. Ensino das Artes Visuais no Ensino Fundamental. Imagens da história da arte no contexto da Educação Infantil e Ensino Fundamental com ênfase no respeito às diferenças e a valorização da diversidade.Unidades de trabalho e planos de ensino de Artes Visuais para o Ensino Fundamental. Planejamento e estágio supervisionado na Educação Infantil e Fundamental. 

Bibliografia
PILLAR, Analice Dutra. Desenho e construção de conhecimento na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.  REBOUÇAS, Moema Martins e COLA, César Pereira. Espaços de formação em artes. Vitória: EDUFES, 2010.  PIMENTA, Selma Garrido, Lima, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2009. 

Bibliografia Complementar
BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.  DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. São Paulo: Scipione, 1999.  HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.  PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita como sistemas da representação. Porto Alegre: Penso, 2012.
Carregando...