• Compreender o estágio como ação investigativa que envolve planejamento e como campo para pesquisa em suas diversas etapas;
• Reconhecer, compreender e vivenciar em observações, análises, leituras e intervenções como os conhecimentos sensíveis, estéticos, históricos, artísticos e culturais que circulam e constituem o conhecimento universal se apresentam na escola;
• Conhecer quais são os fundamentos que norteiam os documentos oficiais do ensino da arte para compreender qual a formação e que professor de arte está inscrito neles.
• Conhecer para distinguir e compreender as propostas metodológicas a partir dos referenciais teóricos que as fundamentam;
• Analisar como as propostas metodológicas para a educação da arte podem ser apropriadas e contextualizadas para compreender a inserção delas nas escolas;
• Conhecer a realidade escolar a partir da pesquisa de campo na educação, de seus princípios e métodos para compreender e propor práticas intencionadas pela teoria e compreender a escola como lugar de ensino com suas fronteiras delimitadas, reguladas e disciplinadas e como espaço sem fronteiras, de atravessamentos de outros territórios e saberes.
• Analisar o cotidiano escolar e as práticas pedagógicas propostas para as Artes Visuais e planejar e propor projetos para a realidade pesquisada.