Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Práticas curatoriais, história(s) de exposições ( DAV13903 )
Unidade:
Departamento de Artes Visuais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Apresentar e debater a relação da produção de arte com os lugares (físico e discursivo) de exposição; - Investigar as formas de apresentação dos trabalhos artísticos e os paradigmas expositivos; - Desenvolver a experimentação prática/reflexiva dos alunos com as formas e contextos de apresentação da obra.

Ementa
Investigação das relações entre obra de arte e contexto de exposição, práticas curatoriais e de crítica institucional. Abordagem da exposição como dispositivo institucional e, simultaneamente, contra-dispositivo artístico. Desenvolvimento de propostas artísticas e/ou curatoriais envolvendo formas de apresentação e experimentações com diferentes paradigmas expositivos.

Bibliografia
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009. CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005. O’DOHERTY, Brian. No Interior do cubo branco – a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Bibliografia Complementar
BASBAUM, Ricardo. [Manual do artista-etc ]. 1. ed. Rio de Janeiro: Azougue, 2013. CASTILLO, Sonia Salcedo Del. Cenário da arquitetura da arte: montagens e espaços de exposições. São Paulo, SP: Martins, 2008. DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2São Paulo: Ed. 34, 2010. OBRIST, Hans Ulrich. Uma breve história da curadoria. São Paulo: Bei Comunicação, 2010. RAMOS, Alexandre Dias (Org.). Sobre o ofício do curador. Porto Alegre: Zouk, 2010.
Carregando...