Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Especiais em Psicologia e Práticas Educacionais II ( PSI11420 )
Unidade:
Departamento de Psicologia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Identificar e descrever concepções e modelos educacionais; 2. Identificar, descrever e analisar as condições que afetam o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, da linguagem e social, e o desempenho escolar, considerando o contexto educacional; 3. Identificar, descrever e analisar intervenções psicológicas na área da educação; 4. Realizar entrevistas com diferentes finalidades, nos contextos escolar, familiar, profissional e social; 5. Descrever e analisar as relações entre contextos e processos psicológicos; 6. Descrever e analisar a atuação do psicólogo na área educacional.

Ementa
1. As instituições educacionais e o trabalho do psicólogo: perspectivas atuais. 2. Pesquisas contemporâneas brasileiras em Psicologia e Educação.

Bibliografia
1. ANTUNES, M. A. M..; MACHADO, A. M.; MEIRA, M. E. M.Psicologia escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. 2. FERREIRA, N.S.C.; AGUIAR, M. A. S. (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000. 3. LINHARES, C. F. S.; NUNES, C. Trajetórias de magistério: memórias e lutas pela reinvenção da escola pública. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

Bibliografia Complementar
1. FERREIRA, N.S.C.; AGUIAR, M. A. S. (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000. 2. FRIGOTTO, G. et al.Os professores e a reinvenção da escola: Brasil e Espanha. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 3. LINHARES, C. F.S. A escola e seus profissionais: tradições e contradições. Rio de Janeiro: Agir, 1989. 4. MACHADO, A. M.; SOUZA, M.P.R. (Org.). Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. 5. MARASCHIN, C.; CARVALHO, D.; FREITAS, L. (Org.). Psicologia e educação: multiversos sentidos, olhares e experiências. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2003. 6. ROCHA, M.; PROENÇA, M.; TANAMACHI, E. (Org.). Psicologia e educação: desafios teórico práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. 7. SPÓSITO, M. A ilusão fecunda. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1993.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.