Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Processos de Subjetivação ( PSI10712 )
Unidade:
Departamento de Psicologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivos:  Proporcionar aos alunos um exame crítico e analítico acerca do conceito de subjetividade;  Refletir sobre a dicotomia entre sujeito e sociedade;  Demonstrar conhecimentos acerca das distinções entre os conceitos de personalidade, identidade e subjetividade;  Apresentar domínio acerca dos conceitos de singularidade, individuação e coletividade;  Compreender a concepção de subjetividade como processo;  Analisar as configurações subjetivas que se produzem em meio aos modos de vida contemporâneos. Habilidades:  1. Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios técnicos na área da Psicologia.  2. Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos.  3. Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais.  Competências:  1. Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos.  2. Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais.  3. Apresentar trabalhos e discutir ideias em público.  Eixos estruturantes:  1. Fundamentos epistemológicos e históricos

Ementa
Ementa: 1. Análise histórica da emergência da subjetividade na Psicologia. 2. A contribuição de Felix Guattari na delimitação do campo da subjetividade. 3. Michel Foucault e o biopoder. 4. Gilles Deleuze e a filosofia da diferença. 5. Processos de subjetivação e as condições de existência: comunidade, família, escola e trabalho. 6) Ecologia ambiental, social e subjetiva. 

Bibliografia
Bibliografia Básica: DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs (v. I a V): capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1995. FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1985. GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990. 

Bibliografia Complementar
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1985. GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica : cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2000. LAZZARATO, Maurizio. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. LAVRADOR, Maria Cristina Campello; MACHADO, Leila Domingues. Loucura e subjetividade. In: MACHADO, L. D.; LAVRADOR, M. C. C.; BARROS, M. E. B. (Org.). Texturas da Psicologia: subjetividade e política no contemporâneo . São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. ORLANDI, L. B. L. Que estamos ajudando a fazer de nós mesmos? In: RAGO, Margareth; ORLANDI, Luiz B. L.; VEIGA-NETO, Alfredo (Org.). Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.