Bibliografia Principal:
BENSAUDE-VINCENT, B.; STENGERS, I. História da Química. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência . por uma Sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Unesp/INRA, 2003.
CHALMERS, A.F. O que é ciência afinal? Trad. R. Fiker. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995. p. 135.
FARIAS, R.F.; NEVES, L.S.; SILVA, D.D. História da Química no Brasil. 2ª ed. Campinas, SP: Átomo, 2006.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. Trad. B.V. Boeira e N. Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1996.
Bibliografia Complementar:
ABRANTES, P. Imagens de natureza, imagens de Ciência. Campinas: Papirus, 1998. p. 21-24.
BROCK, W.H. Historia de la Química. Trad. E.G. Hernández, A. del Valle, P. Burgos e I. Medina. Madri: Alianza Editorial, 1992. cap. 4, p. 88-119.
CARVALHO, A.M.P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2011.
CHAGAS, A.P. Os noventa anos de Les Atomes. Química Nova na Escola, n. 17, p. 36-38, 2003.
FERNÁNDEZ, L. C.; GATICA, M. Q.; BLANCAFORT, A. M. La Importancia de la História de la Química en la Enseñanza Escolar: análisis del pensamiento y elaboración de material didáctico de profesores en formación. Ciência & Educação, v.16,n 2, p. 277-291, 2010.
FILGUEIRAS, C.L. A revolução química de Lavoisier: uma verdadeira revolução. Química Nova, v. 18, n. 2, p. 219-224, 1995.
KNELLER, G.F. A ciência como atividade humana. Trad. A.J. de Souza. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. p.54-71.
LAUDAN, L.; DONOVAN, A.; LAUDAN, R.; BARKER, P.; BROWN, H.; LEPLIN, J.; THARGARD, P. e WYKSTRA, S. Mudança científica: Modelos filosóficos e pesquisa histórica. Estudos Avançados, v. 7, n. 19, p. 7-87, 1993.
MAAR,J.H. História da Química: uma história da ciência da matéria. 2ª ed. Florianópolis, SC: Conceito Editorial, 2008.
PÉREZ, D., et al. Para uma Imagem Não Deformada do Trabalho Científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
SILVA, C.C. Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.