Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Computação Gráfica ( COM10604 )
Unidade:
Departamento de Computação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
A disciplina Computação Gráfica visa apresentar ao aluno as técnicas e ferramentas básicas utilizadas na síntese de imagens. Como ferramenta computacional é esperada a utilização de uma biblioteca que ofereça rotinas genéricas de síntese de imagens. Ao final do curso, os acadêmicos deverão conhecer as técnicas mais gerais de Computação Gráfica e saber utilizá-las adequadamente em programas.

Ementa
Introdução. Aplicações. Representação de informação visual. Dispositivos gráficos. Modelos de cor. Síntese de imagem: conversão de imagem, preenchimento de áreas, recorte, transformações afins bidimensionais e tridimensionais, projeções. Desenvolvimento de aplicações gráficas. OpenGL.

Bibliografia
Azevedo, Eduardo; Conci, Aura. Computação Gráfica: Teoria e prática. Elsevier, 2003. ISBN: 8535212533 Hill, F. S.; Kelley, S. M.; Computer Graphics Using OpenGL. 3ed, Ed. Prentice Hall, 2006. ISBN: 9780131496705. Foley, J. D.; Dam, A.; Feiner, S. K.; Hughes, J. F.; Computer Graphics: Principles and Practice in C. 2ed, Ed. Addison Wesley, 1995. ISBN: 9780201848403.

Bibliografia Complementar
Zhang, H.; Liang, Y. D.; Computer Graphics Using Java 2D and 3D. 1ed, Ed. Prentice Hall, 2007. ISBN: 9780130351180. Shirley, P.; Ashikhmin, M.; Gleicher, M.; Marschner, S.; et al. Fundamentals of Computer Graphics. 2ed, Ed. A K Peters, 2005. ISBN: 9781568812694. Lengyel, E.; Mathematics For 3D Game Programming & Computer Graphics. 2ed, Ed. Charles River Media, 2003. ISBN: 9781584502777.
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