Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Programação II ( COM10082 )
Unidade:
Departamento de Computação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Conhecer os conceitos fundamentais do paradigma de orientação a objetos (OO) e de programação orientada a objetos (POO). Ter uma visão geral da análise e projeto orientados a objetos. Ser capaz de aplicar os conceitos aprendidos para o desenvolvimento de software utilizando uma linguagem de programação Orientada a Objetos.

Ementa
Conceitos de Orientação a Objetos, Princípios de Modelagem de Software orientado a Objetos, Programação orientada a objetos: classes e objetos, atributos e métodos, especificadores de acesso, herança, classes e métodos abstratos, polimorfismo, classes e métodos genéricos, tratamento de exceções, tratamento de eventos, estudo aprofundado de uma linguagem de programação orientada a objetos. Visão geral de um método de análise e projeto orientado a objeto. 

Bibliografia
[1] Santos, R.; Uma Introdução a Programação Orientada a Objetos Usando Java. 1ed, Ed. Campus, 2003. ISBN: 853521206X. [2] Deitel, H. M.; Deitel, P. J.; Java Como Programar. 6ed, Ed. Prentice Hall, 2005. ISBN: 8576050196. [3] Blaha, M.; Rumbaugh, J. Modelagem e projetos baseados em objetos com UML 2. 2. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro, RJ: Elsevier: Campus, 2006. 496 p. ISBN 8535217533 (broch.).

Bibliografia Complementar
[1] Eckel, B.; Thinking in Java. 4ed, Ed. Prentice Hall, 2006. ISBN: 9780131872486. [2] Mclaughlin, Brett; POLLICE, Gary; WEST, David. Use a cabeça análise e projeto orientado ao objeto. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. 441 p. ISBN 9788576081456 (broch.). [3] Savitch, Walter. Absolute Java. Addison Wesley; 5 th, 2012.0132989964. 
Carregando...