Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado III ( DQF11366 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
135
Número de Créditos:
5

Objetivos
- Planejar e executar sequencias didáticas para o ensino de diversos conteúdos de Física do Ensino Médio - Avaliar, planejar e utilizar diferentes recursos didáticos e abordagens no ensino da Física - Desenvolver uma visão crítica do processo de avaliação da aprendizagem em sala de aula

Ementa
Discussões acerca do planejamento escolar. Estudo dos conteúdos de Física para o Ensino Médio: seleção, sequencia e abordagens. Discussão acerca da avaliação da aprendizagem em Física (concepções e práticas). Estudo da possibilidade de utilização de materiais didáticos e paradidáticos de Física. Planejamento e desenvolvimento de sequencias didáticas em sala de aula e de avaliação da aprendizagem.

Bibliografia
- CARVALHO, A. P. Ensino de Ciências - unindo a pesquisa e a prática. 1ª. ed. Editora Thomson Pioneira, 2004. ISBN: 9788522103539. - DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2003, ISBN: 9788524908583. - CARVALHO, A. M. P. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, Coleção Ideias em Ação, 2013. ISBN 9788522112074.

Bibliografia Complementar
- CARVALHO, A. M. P. de, et al. Ensino de Física. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2011. ISBN 9788522110629. − LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 20a Ed. São Paulo: Cortez, 2009, 180p.
Carregando...