Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Instrumentação para o Ensino de Física III ( DQF11365 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
2

Objetivos
- Problematizar o ensino de Física em espaços não formais. Organizar exposições, mostras, mini cursos e oficinas didáticas. Propor materiais e estratégias de ensino de Física para portadores de necessidades especiais. Desenvolver planejamento de temas de Física moderna e contemporânea com utilização de materiais para didáticos. Elaborar atividades experimentais e e materiais didáticos com ênfase em: matéria e radiação; universo, Terra e vida.

Ementa
Ensino e aprendizagem de Física em espaços não formais. Organização de exposições, mostras, minicursos e oficinas didáticas. Ensino de Física a partir de episódios históricos. O ensino de Física para portadores de necessidades especiais. Desenvolvimento de temas de Física moderna e contemporânea com utilização de materiais para didáticos. Elaboração de atividades experimentais e de materiais didáticos com ênfase em:  1)matéria e radiação; 2)universo, Terra e vida.

Bibliografia
1.       CRESTANA, S.; HAMBURGER, E.; SILVA, D. M. ; MASCARENHAS, S. ( ORG. ). Educação para a ciência: curso para treinamento em centros e museus de ciência. Editora Livraria da física. 1 ed, 2001. ISBN 9788588325043. 2.        CAVALCANTE, Marisa Almeida; TAVOLARO, Cristiane R.C. Física Moderna Experimental. 2. ed., SP, ed. Manole, 2007, ISBN 9788520426227. 3.    SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA. Temas atuais em Física. Caixa com a coleção em 7 volumes. Editora Livraria da Física.

Bibliografia Complementar
1.       HEWITT, P. G. Física Conceitual. 9a ed., Bookman, Porto Alegre, 2002, ISBN 9788536300405. 2.       CHESMAN, Carlos; ANDRÉ, Carlos; MACÊDO, Augusto. Física moderna: experimental e aplicada. 1a ed., São Paulo, ed. Liv. da Física, 2004, ISBN 9788588325180.
Carregando...