Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação ( VET06982 )
Unidade:
Departamento de Medicina Veterinária
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Identificar e relacionar as correntes de pensamento e tendências que compreendem os fundamentos histórico-filosóficos da educação; - Analisar a processo histórico-filosófico da educação e sua relação com o contexto social; - Refletir a partir das discussões teóricas propostas a prática educativa no contexto educacional e social brasileiro.

Ementa
Especificidade e intercomplementaridade entre fundamentos histórico-filosóficos da educação com a política e o cotidiano de saberes e fazeres na educação. Correntes do pensamento e tendências da prática pedagógica no Brasil, em sua relação com “paradigmas” filosóficos e a história recente do Brasil.

Bibliografia
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação . 3ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Moderna, 2006. GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira: da colônia ao governo Lula. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2009. NUNES, Antônio Vidal. Fundamentos filosóficos da educação . Vitória: NEAD, 2010. SOUZA, Rosa Fátima de. História da Organização do Trabalho Escolar e do Currículo no Século XX. 1ªed. São Paulo: Cortez, 2009. COVRE, Maria de Lourdes Manzini (Org.).  Formação do professor, formação do aluno.  São    Paulo: Expressão & Arte, 2008. 

Bibliografia Complementar
CORTELLA, Mario Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 2000. GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Filosofia da educação . São Paulo: Ática, 2006.   ROMANELLI, Otaiza de Oliveira. História da educação no Brasil (1930/1973) . 35. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. SOUZA, Neusa Maria Marques de. História da educação: antiguidade, idade média, idade moderna, contemporânea. São Paulo: Avercamp, 2006. ZABALA, Antonio. A prática educativa: como ensinar . Porto Alegre: Artmed, 1998.
Carregando...