Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Evolução do Conhecimento Científico ( DQF11127 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de: assumir a Física como um conjunto de modelos desenvolvidos ao longo da história humana para se estudar e entender os fenômenos naturais que nos rodeiam; compreender que a ciência não é algo pronto e acabado, mas em constante modificação e evolução, contrapor os saberes científicos sobre determinados assuntos em diferentes épocas.

Ementa
A ciência na antiguidade; o mundo geocêntrico; o renascimento; a nova astronomia: Copérnico, Tycho Brahe; Kepler, Galileu, Newton; a termologia e a termodinâmica: dos calóricos a Boltzmann; a mecânica moderna: Lagrange, Hamilton; o desenvolvimento da óptica: de Huygens a Maxwell; a crise da ciência clássica; aspectos atuais da Física.

Bibliografia
-        BAPTISTA J. P.; FERRACIOLI L. (2003) Da Physis à Física: Uma história da evolução do pensamento da física. Edufes. Vitória-ES. -        COHEN I. B. O (1988) Nascimento de uma nova física. Ed Gradativa. -        GRANGER G. G. (1994) A ciência e as ciências. Tradução de Roberto leal Ferreira. Editora UNESP. São Paulo. -        CHALMERS A. (1993) O que é ciência afinal? Tradução: Raul Filker. Editora Brasiliense. -        POINCARÉ H. (1995) O valor da ciência. Ed Contraponto. Rio de Janeiro. -        KUHN T. (1970) A estrutura das revoluções cientificas. Perspectiva. São Paulo. -  POPPER K. R. (1993) A lógica da pesquisa científica. Ed Cultrix Ltda. São Paulo.

Bibliografia Complementar
-        BAPTISTA J. P.; FERRACIOLI L. (2003) Da Physis à Física: Uma história da evolução do pensamento da física. Edufes. Vitória-ES. -        COHEN I. B. O (1988) Nascimento de uma nova física. Ed Gradativa. -        GRANGER G. G. (1994) A ciência e as ciências. Tradução de Roberto leal Ferreira. Editora UNESP. São Paulo. -        CHALMERS A. (1993) O que é ciência afinal? Tradução: Raul Filker. Editora Brasiliense. -        POINCARÉ H. (1995) O valor da ciência. Ed Contraponto. Rio de Janeiro. -        KUHN T. (1970) A estrutura das revoluções cientificas. Perspectiva. São Paulo. -  POPPER K. R. (1993) A lógica da pesquisa científica. Ed Cultrix Ltda. São Paulo.
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